Shania Twain

Nessa sessão você encontrará algumas das principais entrevistas de Shania em sua carreira. Em cada título há um trecho apenas para conhecimento prévio. Você poderá visualizar o teor completo de cada entrevista fazendo o download do arquivo em PDF. A disposição não é cronológica, mas sim de acordo com a realização das traduções, algumas feitas por mim e a maioria pelo Paulo, além de algumas que nos foram cedidas por parceiros.

Country Countydown USA - Transmitida pela rádio 3C Continuous Cool Country em 30 de agosto de 2003

Lon: A cada semana, é claro, estou convidando uma mega-estrela do country que passa aqui pelo estúdio para me dar uma mãozinha na escolha dos melhores hits e nesta semana tenho o prazer de ter a meu lado Shania Twain.

Lon: Como você está?

Shania: Estou bem, e você?

Lon: Ótimo e, é claro, tenho estado assim durante estas poucas semanas desde que seu especial de TV foi ao ar. Aquele filmado em Chicago, é claro. Eu estava lá no público e devo te dizer que foi muito divertido.
Shania: Obrigada, pra mim também foi muito divertido, tive ótimos momentos.
Lon: É preciso ser muito famoso pra olhar em volta e encontrar algo como 55.000 ou 60.000 pessoas presentes.

Shania: Foi maravilhoso e só pra confirmar, havia 65.000 pessoas lá.

[...]
Entrevista completa aqui.


FashionTV - 14/09/2007 - Televisionada em 10/2007

FashionTV: Uma das artistas campeãs de vendas mundiais na história, Shania Twain conseguiu vender mais de 41 milhões de cópias só nos EUA, e está em turnê novamente para promover sua nova fragrância Shania Starlight... o sucessor do seu auto-intitulado Shania by Stetson.

FashionTV: Como é viajar por aí afim de promover uma fragrância?

Shania: É ter menos pressão, porque não há realização de performances, você não precisa... é muito fácil. Fácil e divertido, um prazer só.

FashionTV: Em que área da indústria de moda e beleza você gostaria de atuar?

Shania: No momento estou só com o perfume mesmo, mas passear um pouco por outras áreas e me diversificar é com certeza divertido.

FashionTV: Se você fosse criar alguma coisa para a indústria da moda, o que você desenharia? Como iria se chamar? Que visual teria?

Shania: Eu sempre quis fazer uma linha de maiôs, mas teria de ser há uns 20 anos atrás. Não teria como criar isso hoje em dia.

[...]

Entrevista completa aqui.


Artigo Biográfico de Janet Cawley - agosto de 1999

O sucesso avassalador de Shania Twain

Se o destino de Shania Twain estava traçado na música, ele mesmo se parece com um clássico do country: vivendo em pobreza extrema, cantando em clubes noturnos quando criança, seus pais morrendo em um acidente de carro, tendo de criar três irmãos mais novos, sendo que acabara de sair da adolescência. Mas diferente de muitos sucessos de Nashville, esse country teria um final feliz: uma invejável carreira que inclui dois álbuns multiplatina e um casamento com um famoso produtor do rock.

Sem falar do rosto perfeito de modelo, um corpo capa da Cosmopolitan e um umbigo tão famoso que praticamente possui seu próprio fan clube. Ao mesmo tempo forte e sexy, atrevida e séria, essa cantora canadense deixou seu estilo único marcado por toda a indústria da música country. Nove anos atrás ela trocou seu nome de batismo Eilleen por Shania (pronuncia-se Shu-NYE-uh em inglês) que significa “Estou no meu caminho” na língua nativo-americana Ojibwa de seu padrasto. Agora ela está há bastante tempo com esse nome. Shania Twain, esse nome deu-se sorte.

[...]

Artigo completo aqui.


Revista Maclean's - 11 de novembro de 2002

Ela gravou seu primeiro nome no estrelato vendendo mais de 50 milhões de discos no estilo de seus vibrantes sucessos do pop e imagens sensuais nada tímidas. Em 19 de novembro, SHANIA TWAIN lançou Up!, seu primeiro álbum inédito desde Come On Over, 1997. A cantora de 37 anos, nascida em Timmins, Ontário, que agora vive num chateau do século XIX próximo a Montreux, Suíça, com seu marido e colaborador criativo Robert “Mutt” Lange e o filho deles Eja, de 15 meses, encarou Jonathon Gatehouse.

Houve algo diferente na preparação dessa gravação, lançada cinco anos após a última?

É que só ficou pronta agora. Ela provavelmente poderia estar pronta há um ano se eu não tivesse tido um bebê. Isso atrasou um pouco as coisas. Foi só dois anos e meio desde que deixei os palcos. Então nesses dois anos e meio nós escrevemos e gravamos um álbum e tivemos um filho. No final das contas, não demorou tanto assim.

Por que você chamou o álbum de Up!?

Eu sempre tento influenciar as pessoas de maneira positiva. Quero que minha música levante tanto o astral dos ouvintes quanto o meu, porque eu tenho de ir lá, cantá-la e conviver com ela, dia após dia, meses afora. Com esse álbum, nós estávamos no meio da coisa toda quando aconteceu o 11 de setembro. Tínhamos escrito Up! e eu pensei “Uau, esse título é perfeito, nós realmente precisamos nos animar”. Mais que tudo, as pessoas precisam - eu não diria de uma diversão, mas de algo tranqüilizador e aliviante. Uma distração positiva de toda essa aflição que vivenciam todos.

Como foi o processo de composição e gravação? Você e Mutt gravaram em casa?

[...]

Entrevista completa aqui.


Revista Redbook - dezembro de 2007

Shania Twain "Tenho percebido o quão frágil eu sou"

Shania Twain tem andado longe dos holofotes para entender o que ela quer realmente de sua vida e carreira. Agora, cinco anos depois, com a ajuda de seu marido e uma total busca por sua essência, ela está finalmente preparada para voltar - e ser 100% do que ela é.

Shania Twain está claramente se divertindo. A cantora afinada e bronzeada lança suas madeixas morenas à câmera assim como faz a elevada voz de Marvin Gaye, Al Green e Barry White ao ronronarem para os locutores dos reconhecidos Glasshaus Studios de Miami. "A música é a minha droga” Shania entusiasma durante uma pausa, explicando o que foi uma pequena distração dos minutos com a câmera quando foi atraída pelo poder de sedução da voz de Gaye. “Quando algo me chega e eu gosto, preciso parar tudo que estou fazendo. O prazer absoluto da música é um refúgio. Assim como algumas pessoas amam chocolate, eu amo a música”.

A própria música de Shania tem sido como vício para milhões de fãs. Campeã de vendas dentre as cantoras de todas as épocas, Shania tem colaborado com seu marido a 14 anos, o produtor/compositor Robert John “Mutt” Lange, no seu quarto álbum que recebeu platina desde The Woman In Me, 1995. Come On Over, lançado em 1997, vendeu 19 milhões de cópias somente nos Estados Unidos e se tornou o sexto álbum de mais sucesso na história das gravadoras.

[...]

Entrevista completa aqui.


CBC The Weekend Scene - 14/09/2007 - Televisionada em 22/09/2007

CBC: [Falando pra câmera] Há dez anos Shania Twain moldou o cenário da música country como bem quis. A cantora canadense ficou conhecida em todo o mundo por sua linha de cowgirl do pop. [Finge que as mãos são armas] Isso são armas. Bem, depois de ter tido um filho, Eja, e de mudar-se pra Suíça com seu marido e produtor “Mutt” Lange, Shania deixou de lado a vida pública, mas eu consegui achar a estrela de 42 anos. Nós falamos de sua família, seu esforço para compor e de seu último lançamento - uma nova fragrância.

[Corta pra entrevista]

CBC: Está bem, Shania Twain, tenho aqui em minhas mãos seu novo produto. Você já tinha uma fragrância, então eu estava imaginando o porquê de você querer ter uma segunda.

Shania: A primeira foi um grande sucesso, um prazer, foi divertido cria-la, então por que não uma segunda?

CBC: Isso já faz parte do “ser uma mulher” pra você?

Shania: Nua é uma boa palavra agora. (Soa como se ela dissesse: “se perguntassem como me sinto sem minha fragrância, eu não tenho idéia de como responder, haha). Sim, eu me sentiria quase nua, como se faltasse mesmo algo importante.

[...]

Entrevista completa aqui.


CMT 30 Canada - 14/09/2007 - Televisionada em 10/10/2007

CMT 30: [Pra câmera] Shania recentemente fez uma visita a Toronto para promover sua nova fragrância, o Shania Starlight, e eu perguntei a ela quando poderia satisfazer outro dos nossos sentidos.

[o clipe de “Up!” passa rapidamente e se segue a entrevista]

CMT 30: Seu álbum... existem rumores, bem, não exatamente rumores; seu site diz sobre algo para o ano que vêm.

Shania: Bem, isso não é oficial. Eu não disse oficialmente que terei alguma coisa para 2008. Seria ótimo se eu o pudesse dizer isso, mas só posso afirmar que estou trabalhando nisso e....

CMT 30: Essa é a pergunta que mais têm feito a você? ... porque deve ser irritante depois de responder algumas vezes.

CMT 30: Quando uma nova música virá?

Shania: Isso, “Quando uma nova música virá?”.

[...]

Entrevista completa aqui.


Star! Daily - Toronto, 14/09/2007. Televisionada em 18/09/2007

Star! Daily: [Falando pra câmera] (...) Nós perguntamos a ela como se sentia sobre a fama. [Party For Two (pop version) toca ao fundo]

Shania: Eu tento estar em evidência só quando preciso e me manter afastada da mídia quando não me faço necessária. Eu gosto de passar despercebida... quando não estou trabalhando, é isso, gosto de passar despercebida.

Star! Daily: Você já conseguiu passar despercebida? Eu não consigo imaginar você se misturando na multidão.

Shania: Consigo sim.

Star! Daily: Sério?

Shania: Eu acho que me viro bem. [risos] Eu me esforço muito pra isso! [O vídeo corta pra cenas de Party For Two com Mark McGrath]

[...]

Entrevista completa aqui.


E!Talk - Toronto, 14/09/2007. Televisionada em 17/09/2007

E!Talk (Mulroney): [Falando para a câmera] Ela é uma da melhores cantoras Country em venda de todos os tempos, mas não é só a música que faz Shania famosa. Ela está de volta em sua casa, Canadá, celebrando seu novo perfume, mas ainda tenho que perguntar a ela sobre música.

E!Talk (Mulroney): Você tem anunciado um álbum novo em 2008… O que pode contar para nós a respeito disso?

Shania: Isso não é um anunciao oficial ainda.

E!Talk (Mulroney): Não é oficial? [Finge fechar a boca com um zíper] Nós temos ouvido boatos.

Shania: Há rumores sobre isso. Eu nunca disse que isso iria acontecer. Eu não sei quando. Eu gostaria de ver isso acontecer em 2008. Eu só...Eu ainda tenho muito trabalho a fazer.

[...]

Entrevista completa aqui.


ET Canada - Toronto, 14/09/2007. Televisionada em 14 e 17/09/2007

1ª parte (14/09/2007):

ET Canada: [falando pra câmera] Vocês terão de ficar na espera pelo recente dueto dela com Anne Murray, mas pelo menos podem esperar sentindo um bom cheiro. A Superstar do country lançou sua nova fragrância, chamada Starlight.

[Corta pra entrevista]

Shania: Vem, deixe eu por um pouco em você, as garotas amam... elas vão te achar muito cheiroso. Esse é ponto certo, não? [Shania borrifa o apresentador com seu perfume] ... e esse aqui.

ET Canada: Aí também? [Shania borrifa o braço do apresentador]

Shania: [ela se borrifa] Eu continuo passando-o.

ET Canada: Oh, ele cheira bem, não?

Shania: Mmmm

[...]

Entrevista completa aqui.


Toronto Sun - setembro de 2002

Capa: Siga em frente Shania

Índice: Ritmo Up! de Shania

A sensação oriunda de Timmins Shania Twain saiu de sua reclusão num chateau suíço com um novo álbum, Up!, um filho de um ano e um estilo otimista de vida. “Eu adoro isso aqui!”, disse Shania de sua nova vida na cosmopolitana Suíça. A fabulosa compositora Jane Stevenson escalou os Alpes Suíços por uma exclusiva entrevista com a diva canadense suprema do country.

Matéria: Exclusivo: The Sun fala com a estrela sobre maternidade e seu chateau suíço.

Evian-Les-Bains, França - O novo álbum da estrela canadense do country Shania Twain é Up! E ela não está brincando com esse título. Pelo menos não quando se sabe a altura da locação usada recentemente numa entrevistado exclusiva ao jornal The Toronto Sun, num hotel de luxo localizado à colina acima dessa pequena cidade francesa, famosa pela água consagrada mundialmente e pelos Alpes Europeus vizinhos.

[...]

Entrevista completa aqui.


24heures.ch - 27 de maio de 2007

Tive muito espaço para cultivar meu talento

Sábado, Shania Twain visitou o Chillion por ocasião da noite do Balé Francês.

Deixou a desejar, mas finalmente chegou com meia hora de atraso que só as superstars podem se permitir. Seu nome significa “estou no meu caminho”. Durante quinze minutos, foi a canadense dona de um castelo que cruzou o nosso. Num francês quase impecável, Shania Twain deu-nos o ar da graça. A primeira vez em nove anos no Riviera.

Este gala constitui sua primeira aparição em público aqui. Por quê?
Shania: (surpresa) Sempre estive em público! Como todos, saio e dou minhas corridas ao supermercado. Estou bem aqui e não faço segredo. Este lago e estas montanhas inspirariam qualquer um. Mas busco mais a qualidade de vida que a inspiração. Como no Canadá, a natureza possui predominância. Porém lá já estava difícil manter-me.

[...]

Entrevista completa aqui.


Daily Mail - 26 de maio de 2007

A semana começou bem para Piers Morgan

[...]

Depois de algumas horas, ela foi dormir e eu fui ao bar, onde uma das aeromoças falou: “Você parece estar se dando bem com Shania.”

“Shania?” Existe uma só Shania que conheço no mundo - e que é a super-famosa cantora e compositora Sra Twain, que já ganhou cinco Grammies e é a mais vendida artista em álbuns.

“Não é ela...”, eu disse.

“É sim...”, a aeromoça replicou. “Ela está indo pro grande prêmio da música country em Las Vegas.” A única coisa que me consolou foi saber que Shania também sentiu-se mal ao imaginar quem sentaria a seu lado dessa vez.

[...]

Entrevista completa aqui.


CMT Insider - 25 de maio de 2007

CMT Insider entrevista: Shania Twain

A Superstar fala sobre nova fragrância, composições e canção de campanha.

Por vontade própria, Shania Twain se afastou dos holofotes durante os últimos anos para dedicar-se à vida familiar com seu marido e seu filho de 5 anos. Porém, retornou antecipadamente este mês para uma participação na Academy of Country Music Awards, em Las Vegas, e entrevistas a fim de promover o Shania Starlight, sua segunda fragrância pela Stetson.

O nome de Shania tem se feito ouvir recentemente pela mídia nacional depois que “Rock This Country!” - um single seu de 1999 - foi listado no site de Hillary Clinton como um possível tema de sua campanha presidencial. Shania está trabalhando também num novo álbum, embora sua data de lançamento seja incerta.

[...]

Entrevista completa aqui.


Access Hollywood 24/maio/2007

Access Hollywood: Shania está vivendo na Suíça e voltou para gravar seu novo álbum e lançar um novo perfume.

AH: Eu adoro ver como você pode ir embora, fugir pra Suíça, voltar e ainda ter os fãs te apoiando. Como você consegue sair dos holofotes e voltar?

Shania: Eu não sei como eu consigo, só sei que é algo que eu necessito. Eu preciso fazer isso porque do contrário eu me distraio muito com todas as outras coisas que acontecem, e eu preciso escrever. E apenas recentemente a minha criatividade começou a fluir novamente. Então quando eu "volto" ou quando eu estou por perto de qualquer forma, é uma questão de quando eu estou criativa e tenho idéias para expressar. Porque tudo o que eu faço, seja um perfume ou uma aparição, tudo gira em torno da música e somente a música. Eu realmente não acho que eu tenha um motivo de outra forma. Muitas pessoas dizem "Por que você não aparece mais?". Eu não tenho nenhuma música nova, é assim que eu sou, eu preciso de um motivo pra sair por aí fazendo essas coisas, eu não consigo apenas estar lá a troco de nada. A música é o meu motivo pra sair e fazer outras coisas.

AH: Então isso quer dizer que você anda escrevendo agora? Podemos esperar um novo álbum?

Shania: Eu estou escrevendo agora, eu estarei no estúdio por boa parte desse ano. Nós não teremos um álbum pronto para esse ano de 2007, eu espero que esteja terminado em 2008, quando exatamente eu não sei, é difícil de determinar porque eu não estou apenas "catando" músicas e colocando tudo junto, eu estou literalmente construindo cada música palavra por palavra e leva bastante tempo.

[...]

Entrevista completa aqui.


E!Online - (Dúvidas&Perguntas) - 1999

Você disse que não levaria tão a sério sua carreira se não fosse a trágica morte de seus pais.

Sim, é a mais pura verdade. Quando você passa por algo tão drástico e traumático, sente que não há mais nada a perder na vida. Nada mais. Você se torna um tanto frio e despreocupado. Atravessei um período onde definitivamente não tinha medo de tentar qualquer coisa. Não tinha medo de falhar. Topava qualquer desafio - qualquer um.

Ainda se sente assim?

Não.

Agora está receosa?

Não tanto, mas recuperei um pouco da minha sensibilidade. Por alguns anos, nada tinha de estar a meu gosto.

[...]

Entrevista completa aqui.


Maxim - Junho 2003 - Por Eric Alt.

Ela vem do Canadá, ama rock pesado e Abba, e espera fazer um filme fofinho com Jackie Chan! Encare-a: Shania Twain não é a estrela country do seu papai.

Ninguém parece capacitado pra isso, mas você nos deixaria colocar um rótulo na sua música?

Não. Não sei porquê há esta necessidade de categorizar as coisas. Eu cresci numa cidadezinha que tinha uma estação de rádio onde se deveria agradar todo mundo. Então, é claro, você ouve Led Zeppelin e Dolly Parton na mesma hora. [risos] E até era legal.

Então, como você decidiu pelo country quando começou?

Quando fiz meu contrato de gravadora, as pessoas diziam: “você sabe, precisa decidir”. Porque as canções da minha “demo” estavam em todos os lugares. E naquela época havia uma explosão da música country, eles estavam procurando artistas. Country é natural pra mim, então o fiz pensando “Yeah, será confortável”.

[...]

Entrevista completa aqui.


NRJ Planet Party Marseille - 30/maio/2003

Qual imagem você tem do público francês?

Acredito que não farei show na França antes do próximo ano (2004), mas quando eu fizer será o primeiro de verdade... os franceses são muito agradáveis... eu já fiz várias apresentações aqui, mas não um show, será muito agradável.

Hoje você já viu algum fã? Ou ainda não?

Sim, os vi no hotel em que estou... algumas vezes também encontro com fãs franceses na Europa em geral.

[...]

Entrevista completa aqui.


VH1 - 07/janeiro/2003

VH1 - Como se sente estando de volta aos olhos do público?

Shania - Nós trabalhamos por um longo tempo neste CD e eu estava um pouco ansiosa pra compartilhá-lo. Após gastar os últimos anos escrevendo, gravando e finalizando o processo criativo, eu estou pronta pra falar a todos sobre ele.

VH1 - O que lhe fez mudar para a Suíça?

Shania - Ela é excepcionalmente bonita. Parece o Canadá. Cheia de lagos, montanhas, e neve. Adoro neve. Quero poder tomar chocolate quente o ano inteiro! Mas a verdadeira razão foi a privacidade. As pessoas de lá são discretas, muito reservadas. Eu gosto desta privacidade.

VH1 - Você estava preocupada em sair da música no auge do estrelato e perder tudo que tinha conseguido?

Shania - Eu precisei voltar ao antigo estilo de vida por um tempo - comprar minha comida e lavar minha loupa. O mundo dos shows é mais tranqüilo. O equilíbrio é o que é importante, assim que puder escapar e ir pra casa viver uma vida tranqüila por um tempo, me sentirei rejuvenescida!

[...]

Entrevista completa aqui.

Em caso de reprodução parcial ou completa dos conteúdos das entrevistas favor citar a fonte.