Quarta-Feira, 16 de agosto de 2007Minha opinião? Não aprovo, mesmo não me cabendo aprovar nada.
Novo CD de Celine Dion pega emprestado título de Shania
RANDY BOSWELL, CanWest News ServiceDeu certo - e muito - para a superstar country-pop canadense Shania Twain: seu álbum de 1995, intitulado "The Woman in Me", vendeu mais de 10 milhões de cópias, recebeu um Grammy e lançou a cantora da cidadezinha de Ontario para a fama mundial.
Agora, a cantora de Quebec globalmente celebrada, Celine Dion, revelou o nome de seu tão antecipado álbum em inglês (depois de 3 anos) gravado em estúdio: The Woman in Me.
Ela está brincando, certo? Errado.
"Eu acho que esse álbum representa uma evolução positiva em minha carreira," disse Celine essa semana em um artigo da USA Today sobre sua versão de The Woman in me, que será lançado 13 de Novembro na América do Norte. "Eu me sinto forte, talvez mais valente do que no passado e tão apaixonada pela música e a vida como nunca."
Sites de fãs de ambas Shania e Celine rapidamente se acenderam com postagens de fans confusos após se espalhar a noticia sobre os títulos coincidentes das duas maiores exportações da música pop canadense de todos os tempos.
"Isso é ridículo. Por que ela tem que usar o mesmo título da Shania?" um fã de New York reclamou no shaniaforums.com. "Mande a Celine arranjar uma vida própria."
Um devoto de Celine disse online que "sabendo que esse é um álbum de Shania Twain que vendeu milhões, eu não acho que eles vão manter o nome." Outro concordou, comentando: "Parece muito estranho."
Então, Canadá, prepare-se para algumas piadinhas sobre um novo dueto pelas divas de mega-sucesso do norte chamado The Women in Us (as mulheres em nós)
Prepare-se para piadistas americanos lembrarem o mundo que, por boa parte do século 20, dois dos nove times de futebol da liga nacional desse país eram chamados, inexplicavelmente, The Roughriders, e que duas das 3 maiores cidades cidades do leste do Canadá são nomeadas em homenagem a São João Batista.
Uma ligação foi feita Terça-feira aos representantes promocionais de Celine na Sony BMG Canada em Toronto, perguntando se o próximo álbum incluiria uma versão cover da faixa-título de Shania do álbum original The Woman in Me, o que poderia, mais ou menos, explicar o efeito de eco no nome planejado para o novo CD de Celine. O requerimento causou um esforço dos oficiais em dar alguma luz na questão, seguido por uma resposta ontem de manhã de que "esse tópico gerou muita discussão" e iria requerer uma palavra do "campo da Celine" para ser resolvido.
"Estamos esperando o anuncio oficial à imprensa do título do álbum, data de lançamento, produtores, etc." foi o que a BMG Canada disse à CanWest News Service ao longo do dia.
Mas o website da gravadora na Noruega já indica que The Woman in Me de Celine estará nas lojas européias em 12 de Novembro.
Uma ligação aos representantes promocionais de Shania em Nashville, Tenn., a Mercury da Universal Music Group, gerou um grunhido chocado e inteligível de um porta-voz mas, até agora, nenhuma nota oficial.
Por enquanto, isso deixa uma mensagem alarmada de alguém no fã-site de Shania como o comentário mais sensato do assunto: "Existem tantas frases que ela poderia ter usado... por que The Woman in Me?"
Claro, eu sei da admiração mútua entre Shania e Celine e tenho por mim que de certo essa escolha para o novo CD não veio como "provocação" da parte de Celine, mas não é algo que alegra qualquer fã. Primeiro que a impressão inicial é a que a matéria deixa claro: a intenção de Celine em aproveitar o enorme sucesso do TWIM. Segundo que de fato haver dois CDs com o mesmo nome e de cantoras de mesma fama e que, por vezes, dividem o mesmo público, gerará muita confusão. Fãs de Shania se verão obrigados a dizer "TWIM de Shania" as vezes caso o de Celine venha fazer o mesmo sucesso. Fãs de Celine estarão em situação desconfortável ao ter de explicar que o TWIM que eles falam não é o de Shania...
Bem, se Celine decidir mesmo lançar seu próprio The Woman in Me, é melhor ir se acostumando com situações assim, sendo fã de Shania e/ou de Celine. :/
Atualização 21/08/07:
Celine mudou o nome do futuro álbum para "Talking Chances", ao invés de "The Woman In Me". Talking Chances, ironicamente, significa mesmo "Fazendo Mudanças".