Shania Twain

sábado, maio 29, 2010

Meus Desenhos - Parte 2 (Dicas de como desenhar)

Olá pessoal!

Há quase 4 anos, eu, Paulo, escrevi um texto falando sobre minhas aventuras no desenho à mão. Eu estava começando a estudar mais a fundo essa arte tão bela e antiga, pois sempre fui apaixonado por desenho manual! Em meu texto, falei um pouco sobre as dicas que recebi e tentei incentivar outros que também tinham vontade de se arriscar com o lápis e a borracha. Este meu texto vem recebendo comentários muito felizes e encorajadores até hoje, o que mostra o quanto permanece vivo o amor das pessoas pelo desenho manual.
Vocês devem estar se perguntando o porquê de eu estar falando isso tudo. Acontece que o desenho é um dos temas mais procurados na Casa Twain. É interessante notar que a quarta palavra mais buscada pelos que chegam até nosso site através de pesquisas no Google é "desenho". Realmente temos muitos visitantes interessados em aprender ou encontrar inspiração nesta arte.
Pensando nisso, resolvi escrever algumas palavras sobre o que aprendi de novo na arte de desenhar, de 2006 para cá. Aproveitei a oportunidade, e a noite tranquila de ontem e fiz mais um desenho da Shania, e enquanto desenhava, tirei cópias de cada faze de criação do desenho, para auxiliar aqueles que estão começando o aprendizado. Espero que vocês não se chateiem com este tipo de postagem mais pessoal.

Para o desenho, escolhi a seguinte foto de Shania, tomada no ensaio da revista RedBook em dezembro de 2007.

Pode-se ver que esta foto é ideal para ser desenhada. Seus traços são suaves, mas há contraste de sobra nos nuances. A iluminação de estúdio foi, aparentemente, divida em dois pontos principais: um ponto de iluminação frontal (perceba a reflexão no lábio inferior e nos olhos) e um ponto lateral ao fundo (visível pela forte iluminação no limiar esquerdo do rosto de Shania).
A primeira coisa que você deve considerar quando for desenhar é o modelo. Muitas pessoas desenham utilizando como modelo apenas a criatividade de sua imaginação, mas sem dúvida mesmo estas pessoas já passaram pelo processo de observar o mundo ao seu redor e colocá-lo no papel. A observação pode ajudá-lo a adquirir prática com o traçado e a dica é escolher um objeto simples onde a luz incidente cause alto contraste e saturação. Assim você poderá exercitar contornos e sombreamentos sem se preocupar com os detalhes. Um antigo professor Paulo (meu chara) sugeriu-me, como força de aprendizado, que tentasse desenhar o filtro d'água da minha casa. Foi uma ótima dica, mas você tem liberdade para escolher o objeto que mais agrada-lhe, seguindo a orientação que comentei.
Importante também é reservar um espaço tranquilo onde você possa observar o objeto, munido de uma folha de papel, um lápis e uma borracha. Apontador ou estilete também ajudam, mas não abuse deles: uma ponta muito fina costuma deixar marcas profundas no papel, seu traçado pode ficar difícil de apagar e, se apagado com sucesso, ainda pode deixar marca d'água no papel, o que é ruim caso a área precise ser sombreada depois. Quanto ao lápis, sei que muitos artistas utilizam vários lápis com grafites de diferentes durezas (HB, 2B e 2H, por exemplo), mas eu particularmente nunca senti necessidade de substituir o meu familiar lápis-verde-que-entorta. Uma boa borracha é fundamental: fuja daquelas que borram em folha sulfite.

Outra dica que aprendi ainda no começo de meus estudos é sobre como aplicar com lápis uma técnica chamada sfumato, consagrada por Leonardo Da Vinci e muito conhecida em pintura à óleo. Esta técnica procura suavizar os traçados do pincel, gerando um gradiente perfeito de cor sem desvios abruptos de tonalidade no quadro. No papel, ela ajuda a fazer sombreados suaves, e aumenta a intensidade dos tons escuros. Comentarei mais à frente como aplico esta técnica em meus desenhos.

Então, vamos começar o "passo-a-passo":

Contornos

Munido de uma folha sulfite em branco, um lápis e uma borracha, sento-me frente ao notebook para observar a foto modelo. Uso um caderno no qual apoio a folha sulfite, para amortecer a pressão do lápis e suavizar os traços. Pode ser difícil saber por onde começar o desenho, mas a dica é começar por áreas onde de há contraste e linhas verticais. Neste caso, começo pelo contorno do rosto de Shania. Abaixo é mostrado o início do processo de criação:

Tracei o rosto, tentando me orientar pelos elementos principais, como nariz, boca e contorno olhos. O pescoço também permite uma boa perspectiva do tamanho do desenho, então também tento um traçado para ele. Repare que algumas partes tem traçado mais forte que outras, isso porque as que estão de lado com a sua visão causam maior contraste, por receberem uma iluminação mais divergente, enquanto as partes frontais possuem contorno mais fino. Ao longo do processo, podemos modificar qualquer parte de acordo com nossa noção de perspectiva. É comum desenhar um olho desalinhado com o outro, ou distorcer sutilmente a localização e tamanho da boca e nariz. O ideal é percebê-lo logo no início do desenho, a fim de que a correção seja fácil de fazer. Neste desenho, tive problemas com a posição da boca, do queixo e o nariz estava inclinado, mas foi fácil corrigi-los ainda no começo.

Sombreamento

Antes de acabar o contorno, achei que seria interessante dar ao desenho um pouco de sombreamento, e com isso, deixá-lo animador. Para o sombreado, é conveniente utilizar com lápis sem ponta aguda e bastante inclinado em relação ao papel. Um modo de ver mais facilmente quais áreas devem ser sombreadas seria colocar a foto em modo preto e branco, mas lembre-se isso não ajudará em desenhos ao ar livre, quando esse recurso não estará acessível. Além disso, é bom treinar o entendimento da passagem de paisagem a cores para grafite cinza.

Perceba que as primeiras partes sombreadas estão justamente nas áreas opostas aos pontos principais de iluminação (comentados anteriormente): as maçãs do rosto, as laterais do nariz, queixo e parte da testa. Depois, outras partes maiores foram sombreadas até que se pudesse visualizar algo próximo do resultado final esperado.

Criação

O próximo passado será desenhar os contornos do corpo e da roupa.

Neste caso, a foto não permitiu obter uma referência completa para tal, então fui levado a dar asas à minha imaginação. Muitas vezes nossos modelos não dão todas as referências de que precisamos, ou mesmo mudam de posição (no caso de modelos vivos) durante o desenho. Neste caso, a dica é estudar um pouco de anatomia, não ficando preso aos detalhes, mas tendo uma visão global do corpo humano. Novamente, a dica sobre contornos fortes (em partes laterais, ou oblíquas ) e fracos (em partes frontais) foi importante.

Detalhes

Agora, a parte que eu considero mais divertida, mais cansativa, e mais legal: o cabelo! Se pareci contraditório nos meus adjetivos, não se engane, essa parte é realmente tudo que digo ser. A dica é desenhar exatamente como se o cabeço estivesse crescendo: comece pelas raízes, depois desenhe as partes onde há maior quantidade. Tente traçar os contornos das partes que de sobrepõem.
Os detalhes do cabelo são importantes, então esteja atento. Muitas pontas no cabelo podem ser legais de desenhar e muito tentadoras, mas algumas pessoas (muitas vezes mulheres) ficam complexadas achando a modelo do seu desenho possui o problema de cabelos com pontas duplas... É sério, já passei por situações assim, rsrs. Seja ponderado.

Perceba que já adiantei o sombreado mais intenso, que são as áreas próximas à raiz do cabelo e próximas ao corpo.

Acabamento

Agora começa uma parte de acabamento. Termino o sombreado e corrijo algumas imperfeições no traço. É comum que você exagere no sombreado e acabe com um desenho muito escuro, então não exite em utilizar a borracha sempre que isso acontecer. Entretanto cada um de nós possui um estilo. Já vi desenhos incríveis onde o sombreado é tão sutil que é quase imperceptível. Entretanto, meu estilo é abusar do contraste de sombras e aprecio muito um sombreado mais intenso. Não se limite ao meu estilo, veja o que se agrada mais.

Talvez alguns traços tenham ficado fortes demais ou então algumas áreas que deveriam ser escuras não ficaram do jeito certo. Para resolver estes problemas, utilizo a técnica sfumato (que, em italiano, quer dizer "gradiente"), comentada no início do texto. Sua aplicação é feita esfregando um pequeno cotonete nas áreas que precisam ter o sombreado reforçado ou suavizado. Depois de alguns esfregões sobre áreas de traçado forte, é comum que o cotonete acumule grafite e comece a borrar o desenho. Não se aflija, utilize a borracha com muita suavidade e troque de cotonete, ou aproveite seu excesso de grafite para escurecer outras partes do desenho, como o cabelo, neste caso.
Abaixo, o resultado da aplicação do sfumato.


Acabou?

Finalmente, o desenho está terminado! Ou não?! Depois de uma segunda observação cuidadosa, notei que o cabelo não estava tão fiel à foto e, talvez por isso mesmo, parecia artificial em algumas partes. Pode ser que aconteça com você algo semelhante: surgiu a necessidade de alterar o desenho, depois de concluído. Não tema, afinal, a borracha e a paciência servem pra que?
Desenho à mão de Shania Twain feito por Paulo José

Agora sim, o desenho está concluído. Fico contente em ver o resultado do esforço de 4 horas de trabalho, não consecutivas, é claro, rs. Certamente não ficou perfeito, desenhos nunca ficam ao olhos de todos. O objetivo aqui é expressar um sentimento através da arte e isso se faz nos detalhes, no estilo do artista. Acredito que consegui alcançar meu objetivo neste desenho.
Quanto às técnicas de desenho, elas ajudam muito a colocar no papel aquilo que imaginamos, mas tenha a certeza de que elas não garantem beleza, vida ou mesmo originalidade ao desenho. Isso vem em cada um de nós e você precisa trabalhar sua arte independente das técnicas que utilize. É importante sempre procurar coisas novas, desenhar motivos diferentes (acredite, eu não faço desenhos só da Shania, juro! rsrs) e melhorar sua percepção de mundo. Utilize sempre sua arte para o bem, para fazer felizes as pessoas ao seu lado.

Desenho à mão de Shania Twain feito por Paulo José

Deixo um presentinho aos fãs da Shania: uma foto linda raríssima (eu não conhecia) encontrada pela Anne-Marie:


Deixo também os sites de dois artistas feras em desenho manual para os desenhistas se inspirarem: Hélio Brilhante e Nelson Alves.

Se você gostou do meu desenho da Shania, ou das minha dicas, ou tem alguma outra, ou está começando a desenhar agora, compartilhe conosco sua opinião e a sua arte através dos comentários. :D

Até mais, pessoal! :D

12 comentário (s):

Anônimo disse...

muto do seu jeito por isso estou me voltando mais para rostos umanos mas tudo tem um proco eu imito bem os desenhos q acho na net mas o tom sombreado e uma droga queria saber mais aqui esta meu orkut george_s10@hotmail.com e a senha e *******rsrsrs tenho quize anos e me chamo george emvia o covite pro meu orkut q eu te aseito valeu ? !!!!!!

Sílvia disse...

oi, gostei muitas das dicas, eu também desenho, e tenho alguns desenhos da shania, se estiver interessado em colocálos aqui no vosso site poderá contactar-me: silvia961993@gmail.com

Anônimo disse...

Nossa! as dicas são otimas
ñ sou um otimo desenhita como vc mas rabisco um pouco as vezes mas gostaria de saber mais
sobre as tecnicas de sombreameto e esboço
se posivel me add no msn natan.blackroots@hotmail.com vlw um abraço.

Osvaldo disse...

Ficou legal Paulo! Não ficou perfeito, mas isto é uma questão de muito treinamento e dedicação, como tudo na vida. Se eu fosse tentar fazer tentaria pelo menos umas 2 vezes acredito. O mais dificil é destacar a fisionomia e proporcionar certinho. Aí depois o segredinho da caricatura dos desenhos realisticos está no sombreamento mesmo. Falow!

Bruno disse...

cara,valew mesmo pelas dicas....meu desenho nao fikou como o seu,mas pode ter certeza que me envolve muito com seu passo a passo......adorei a forma que foi explicando aos iniciantes como eu.....adoro desenhar,mas ate desenhar shania com suas dicas,eu tinha o pensamento de que nunca iria conseguir......mais com o seu desenho,me encantei ao termino......



valew mesmo......quem sabe nao tomo coragem para pegar o lapis e uma borracha e colocar meus sentimentos na sufite??

Paulo Twain disse...

Valeu Osvaldo!! :D

Paulo Twain disse...

Obrigado Natan! :D

Paulo Twain disse...

Silvia, hoje sei que vc nem precisava das minhas dicas, mas foi muito bom ler seu comentário! :D Espero dicas suas tb. :D Obrigado!

Vanessa Lopes disse...

O desenho ficou Lindo!  gostei das dicas ;D  não deve ter sido  fácil desenhar ela'  porque possui  traços tão perfeitos.Linda demais!   

Monike_150 disse...

adoreiii o desenho ficou perfeito cada traço ficou muito bem desenhado Parabens por esse talento...

Paulo José ~paulotwain disse...

Muito obrigado!

Paulo José ~paulotwain disse...

Sim, mas por outro lado tanta beleza traz muita inspiração! :-)

Postar um comentário

Evite o uso de linguagem não apropriada.