Shania Twain

sábado, abril 12, 2008

Barretos e suas “histórias que o povo conta”

Olá pessoal, hoje é o Paulo que vos fala.

Ainda hoje vi um tópico no fórum AllShania que me surpreendeu negativamente e me motivou a escrever esta postagem. O tópico tem o hilário título de “Gente le isso aqui com calma” (sic), mas trata de um problema sério, que só tem arrasado as esperanças de shanáticos durante anos.

Imagem meramente ilustrativa... acreditam?Se há um assunto do qual todo brasileiro fã de Shania Twain já ouviu falar é a “Festa do Peão Boiadeiro de Barretos”. Invariavelmente a cada começo de ano, apesar da festa só acontecer no mês de agosto, vemos "notícias" da confirmação de shows ou participações especiais de Shania nesta festa. Entretanto, basta esperar alguns meses para que uma resposta a todas estas “notícias” venha: “Shania não veio”.

Aliás, Shania nunca veio, nem a Barretos, nem a qualquer ponto do Brasil. E este é um pequeno detalhe que se faz desconhecido a muitos fãs novos.

Numa breve introdução ao tema, pode-se dizer que a Festa do Peão Boiadeiro acontece todo ano geralmente no mês de agosto na cidade de Barretos, aqui no Brasil, e conta com uma programação de rodeios e shows para entretenimento do público.

Ao final de 1999, a revista Veja se tornou prova do desejo por parte de Barretos em trazer Shania à sua festa. Num artigo bem ácido de Sérgio Martins, ironicamente chamado de “Flores no campo”, a revista publicou o seguinte trecho:

No Brasil, por enquanto, a única das novas divas country a emplacar é Shania Twain. Seus dois CDs lançados no país venderam 280 000 cópias. Na esteira desse sucesso, os organizadores da Festa do Peão Boiadeiro de Barretos, o mais tradicional rodeio brasileiro, já a convidaram para se apresentar na próxima edição do evento. "No rodeio deste ano fizemos uma pesquisa de preferência entre o público e o nome de Shania bateu o de artistas tradicionais, como Willie Nelson", diz Alcino Badra Neto, diretor musical da Festa do Peão.
Veja - Edição 1 626 - 1º/12/1999

Desde então, bastou ser brasileiro e ouvir música country para ver o nome de Barretos ligado ao de Shania Twain.
Em 2001, a emissora EPTV mostrou o entusiasmo que havia em trazer Shania para a festa em Barretos:

Como não poderia ser diferente, os grandes nomes da música sertaneja já confirmaram presença. Entre eles estão os cantores Daniel e Leonardo e as duplas Chitãozinho e Xororó e Sandy e Júnior. Cogita-se a hipótese de Shania Twain ser a grande atração internacional da festa, mas a presença da cantora ainda não foi confirmada.
Barretão 2001 - EPTV

Assim que o mês de março começava em 2005, eis que Barretos conseguiu enganar até a maior fonte de notícias atualizadas no universo shanático, o site do Tommy. Muitos desconhecem, mas o site do Tommy é uma das principais fontes de notícias aqui na Casa Twain. Entretanto, muitas vezes o jogo se inverte e passamos a ser fonte dele e assim são as relações entre os sites sobre Shania, cada um “colhe” informações do outro, e deste modo todos ficam informados. Pois bem, o site do Tommy, que não é brasileiro e certamente desconhecia a história de Barretos, acabou inocentemente publicando a falsa notícia que se segue:

04-03-2005 - Shania irá fazer 2 shows no Uruguai e 3 no Brasil. Vocês estão prontos América do Sul??? Shania estará chegando aí em outubro! De acordo com “Os Independentes”, Shania tem dois shows marcados no Uruguai (Punta Del Leste no famoso Conrad Casino) e três no Brasil (2 shows em Barretos e 1 em Recife). Postarei maiores informações assim que as tiver.

O ano de 2005 passou e nem sequer vimos a sombra de Shania por aqui, seja em Barretos, Recife, ou mesmo em nosso vizinho de terras cisplatinas, o Uruguai. “Os Independentes“ citados na notícia são os organizadores da festa que acontece todo ano em Barretos. Outras informações sobre essa falsa vinda de Shania podem ser vistas no arquivo do site Movimento Country.

Não obstante, em julho de 2006 tivemos mais um comentário altamente suspeito e sensacionalista da parte d’Os Independentes:

Segundo o Diretor Cultural de “Os Independentes”, Cássio Leite, a proposta é trazer a cantora na Festa de 2007, num show exclusivo no Brasil.
Ainda segundo Cássio, a proposta é de um milhão de dólares para Shania Twain cantar em Barretos.

As negociações já estão avançadas. A produção da cantora pediu para ver a estrutura do clube e as atrações anteriores realizadas. “Tenho um sonho de trazer Shania em Barretos em 2007”, declarou.

A cada ano ouvimos que “as negociações já estão avançadas”, mas estas mesmas negociações nunca se concluem, seja para bem, seja para mal. O que dizer a respeito disso, além de uma longa e entediante “conversa pra boi dormir”? Parece que foi exatamente esta a resposta dada pelos organizadores da Festa do Peão Boiadeiro assim que foi constatado, um mês depois da nota anterior, a ausência de Shania no evento. Segue abaixo parte do “Direito de Resposta”, apresentado no site Acesp.org:

7. Quanto a Shania Twain, o clube os independentes quis trazer mas ela não tinha agenda. O clube já está em contato com empresários americanos com o objetivo de viabilizar um show internacional para 2007.(sic)
Direito De Resposta - Protesto Aos Shows Dos Rodeios

Ainda agora, passados 2 anos, considero essencial mostrar a vocês a resposta que tivemos, o pessoal do fórum AllShania e eu, do fundador do site AllShania.com Marco Gragnani em março de 2006, quando perguntei sobre as possibilidades da vinda de Shania na festa em Barretos. Na resposta, Marco deixa bem clara a situação e os motivos pelos quais uma vinda a Barretos é, a princípio, impossível.

A Shania, pra quem não sabe, só fez a sua primeira turnê em 98, 99... mesmo com todo o sucesso do CD The Woman in Me, ela optou por não fazer shows enquanto não tivesse um repertório próprio para um show inteiro... Ela foi alvo de inúmeras criticas... Inclusive de alguns que afirmavam que ela não sabia cantar ao vivo e era apenas uma dançarina de bar.

O CD "Come On Over" explodiu por todo o mundo, e a primeira turnê tinha tudo para passar por aqui! Garth Brooks tinha acabado de vir... a Shania era a escolha natural para 1999!

O dólar disparou em 99... e os custos do show ficaram, de uma hora pra outra, inviáveis. A turnê que poderia ter passado por aqui... não veio.

Entre 99 e 2004 a Shania não vez shows, com exceção da Gig para divulgar o UP! que incluiu Irlanda, Londres (Hyde Park) e Chicago (gravado pro DVD Live in Chicago).
Sendo assim durante todo esse período, não havia possibilidade de shows... nem aqui nem na China!

Quando o Up! foi lançado, no final de 2002, a divulgação do CD ficou muito longe da necessária / esperada. A Shania lançou um CD duplo e insistiu que ele tivesse o preço de 1 CD. Muitos da gravadora não gostaram, e a divulgação do CD ficou comprometida em muitos países, principalmente na Oceania e na América do Sul.

Em 2003, o AllShania.com conseguiu com exclusividade perguntar para a própria Shania se ela tinha planos de vir para o Brasil na "UP! TOUR", por meio de um entrevistador que encontrou a Shania. Ela respondeu "Eu adoraria. Minha intenção é ir para todo o mundo. Eu vou fazer essa turnê mais internacional possível. E assim que nós soubermos exatamente onde estaremos indo, internacionalmente, nos estaremos divulgando isso. Seria um sonho meu poder fazer isso. Eu espero poder fazer isso."

Como a divulgação não foi a esperada, e as vendas ficaram muito mas muito longe do previsto, a turnê não se tornou interessante em varias localidades. Ficando restrita apenas a Europa e América do Norte. Nem mesmo na Austrália, onde a "Come on Over Tour" foi um grande sucesso, a nova turnê passou.

Lembre-se que o show não é um mero showzinho. Envolve uma equipe de 8 músicos, fora é claro toda a aparelhagem e estrutura para o show.

Sendo assim, serão necessários 4 fatores para que um dia a Shania passe por aqui e eles devem acontecer ao mesmo tempo:

1º - A Shania estar em fase de turnês. Não adianta querer tirar a mulher do descanso com a família que ela não vai sair. Quem já acompanha a Shania sabe disso.

2º - Sucesso de um novo CD ou promoção da Shania nas rádios. Muitas pessoas nem sabem que gostam de músicas dela. Se não houve uma popularização do nome Shania e uma venda expressiva de Cds... o interesse em trazê-la pode ficar comprometido.

3º - Interesse de algum empresário ou promotora de eventos em trazê-la. Não adianta que a gravadora não banca um show sozinha no Brasil. Basta ver o U2. Foi necessário que empresários contratassem a banda... conseguissem patrocinio... e dizem ainda que até o Ronaldinho teria entrado na história com um pedido pessoal ao Bono para que o show fosse realizado.

4º - Condições econômicas favoráveis. Com o dólar baixo fica bem mais barato trazer esses grandes shows.
Marco Gragnani - 2006

Em 2007, Os Independentes resolveram fechar a banca de falsas afirmações e não afirmaram nenhum show marcado da Shania, acredito eu pelo surpreendente insucesso de trazer Ivete Sangalo à festa. Diga-se de passagem, quem poderia acreditar que uma festa sem fundos suficientes para trazer uma artista nacional, mesmo que seja esta Ivete Sangalo, conseguiria trazer uma artista internacional de alto escalão, como é Shania Twain? Pelo menos nisso, Os Independentes tiveram o bom senso de não se arriscar.

Mas talvez eu esteja sendo maldoso, já que logo no princípio de 2007, Ana Carolina Soler, da TVRodeio, “avisava aos desavisados” que, segundo os próprios organizadores, Shania não iria à festa naquele ano.

Passados quase 10 anos da publicação na revista Veja que abre esta postagem, eis que vemos mais uma nuvem de fumaça que nunca antes mostrou-se fogo. No recente dia 28 de março de 2008, apesar de ter conseguido quase nenhuma repercussão, o site de Arnaldo Tadeu Campos publicou uma nota com o interesse de Barretos sobre Shania em 2008:
* Jerominho Muzetti, presidente de Os Independentes, mandou pelo clube
Os Independentes, proposta de contratação de Shania Twain para show na festa do peão deste ano e daqui a 10 dias chega a confirmação ou não da contratação. O que temos a fazer é torcer para que a contratação de concretize. (sic)

Este “daqui a 10 dias” parece ter sido esquecido, pois não consegui achar resposta sobre a “confirmação”. Frente a isso e a todas os outros fatos expostos nesta postagem, faremos o que sempre fizemos? Vamos continuar dando créditos gratuitos a Barretos e esperar mais 10 anos por uma resposta às cegas?

Só para complementar, no tópico a que me referi no começo da postagem há informações sobre essa “possibilidade” da vinda de Shania, trazendo datas e até preços do cachê pedido por Shania e dos ingressos ao seu suposto show em Barretos. Mas novamente, nada consta de oficial, apenas palavras d’Os Independentes.

Acredito que os fãs da Shania, em sua maioria, precisam tentar agir menos inocentemente. Vá lá, todos nós queremos assistir a um show da nossa diva, todos queremos ouvir aqueles acordes de I’m Jealous que abrem o DVD Live In Chicago, e para que isso aconteça, não adianta jogar fora todas as esperanças apostando em um jogo perdido.
É desnecessário repetir os motivos citados acima pelo Marco do AllShania. Barretos já se mostrou uma possibilidade nula para termos Shania no Brasil há muito tempo.


Então, Paulo, em que devemos depositar nossas esperanças?

Digo que estamos prestes a viver um momento aonde as possibilidades de vinda de Shania a nosso país nunca foram tão grandes. Isso pelos seguintes motivos:

- Shania está seguindo uma trilha em que a cada CD mais países estão relacionados, seja na inspiração, seja nos shows. Esta tendência mostra que o próximo CD provavelmente abrangerá mais países, e de todos os continentes, só um resta para Shania conhecer: a América do Sul - considerando que um show na Antártida não teria muito público, rs;

- Shania recentemente mostrou interesse, talvez pela primeira vez, em um paraíso tropical: o Caribe. Depois de tempo considerável reclusa no eterno inverno europeu, talvez Shania queira refrescar-se em mares tropicais. Isso te lembra algum país?

- Como disse o Marco, um show no Brasil exigiria que o dólar estivesse em baixa, o que permitiria ao nosso país (a UMG Brasil e/ou algum empresário, na verdade) arcar com parte das despesas de um show. E adivinhem? O dólar está em baixa! Só precisamos que ele continue assim até que uma nova turnê de shows se concretize;

- A intenção em UP! era globalizar o CD, mas devido ao desagrado da gravadora em vender o Up! duplo a preço de único, houve um boicote e muitos países não receberam a Up! Tour. Agora, depois de muitos anos sendo mãe, acredito que será difícil para Shania arranjar material suficiente para um CD duplo e fazer um ao modo do Up! (com as mesmas músicas em versões diferentes) pareceria improvável. Então, podemos esperar que o próximo CD seja único e a gravadora não boicote uma provável turnê mundial;

- Nos últimos tempos muitas personalidades famosas demonstraram interesse em trazer Shania ao Brasil. Isso em si não representa nada diretamente, mas ajuda em sua divulgação nacional, o que é crucial para possibilitar a vinda de qualquer artista internacional. As pessoas precisam querer pagar por um show do artista.

Estes motivos por si mesmos, não dão certeza da vinda de Shania na próxima turnê. A Casa Twain não apóia o tipo de sensacionalismo feito pel’Os Independentes. Não há sequer confirmação da data para o próximo CD ser lançado. O que sabemos é que:

1 - Shania vem compondo músicas desde 2006 para um futuro CD e provavelmente tem gravado estas músicas durante o percurso;
2 - Shania afirmou que haverá uma turnê logo depois do lançamento do CD. Isso poderá mudar, já que uma turnê não depende só da vontade do artista. Mas é a palavra dela;
3 - Em 2007, Shania afirmou que teríamos um CD, talvez, em 2008. O Fan Clube Oficial confirma isso, mas acha mais provável algo para 2009.


O que os fãs brasileiros podem fazer para trazer Shania ao Brasil?

Visto que Shania não é uma boneca de ventríloquo, não adianta mandar cartas, e-mails, implorar ao Fantástico, parar a Avenida Paulista ou aparecer num jogo de FlaFlu segurando uma placa “Filma eu, Shania”. Shania Twain não virá ao Brasil por pressão.

O que nós podemos fazer é esperar o momento em que um novo CD for anunciado e então pedir suas músicas em rádios de todo o Brasil, anunciar aos amigos, tentar conseguir novos fãs, espalhar a novidade no Orkut e torcer para que as pessoas envolvidas com a mídia acompanhem essa onda. Também poderemos enviar e-mails à Universal Music Group Brasil, pedindo uma maior atenção à Shania. O essencial é mostrar que nós, fãs dela, existimos e querermos um retorno verdadeiro da gravadora.

Se os tempos forem favoráveis, num futuro próximo poderemos ouvir aquela estonteante voz dizer as utópicas palavras “Are you ready, Brazil?”. E então, não haverá mais o que dizer. A felicidade será total.

Mas enquanto esse dia não chega, por favor, esqueçam Barretos e suas “histórias que o povo conta”. rs

Abraços e até a próxima.

9 comentário (s):

JC Twain disse...

As notícias que envolvem o nome d'Os Independentes realmente não possuem crédito algum, mas sobre a vinda de Shania acredito que nosso maior problema se concentre na UMG,todos que até hj tentaram reinvindicar a má divulgação de Shania aqui no rasil para a gravadora foram simplesmente ignorados e não receberam nenhuma resposta por seus questionamentos,não será fácil cobrar deles um posicionamento sobre a divulgação, nós teremos q ser muito persistentes. Existem vários fatores p/ q ela venha, mas em geral todos derivam do trabalho q deve ser feito pela gravadora, sem divulgação o restante não acontece. Mas é fato q se houvesse empeho da UMG as chances de Shania vir seriam enormes, visto q sem divulgação nenhuma ela ainda conseguiu vender uma boa quantidade de discos e DVD's, vistas as certificações da ABPD - [http://casatwain.blogspot.com/2008/03/certificaes-de-shania-no-brasil-aumento.html]. Existe sim um descaso muito grande da UMG conosco e nós teremos q ter uma enorme dedicação se quisermos mudar este quadro, contudo o importante é lembrar q nada é impossível e juntos podemos fazer muita coisa, então além de dedicação será necessária tb uma grande parceria entre todos nós em busca deste único objetivo: Shania Twain no Brasil! Abraços a todos.

PS.: Paulo, seu texto ficou ótimo, parabéns!

Anônimo disse...

Nossa, mto boua a postagem, desmente inúmeros boatos da vinda da Shania ao Brasil e a rela posição em que ela se encontra, deixando claro a tmb a falta de divulgação que ela recebe aqui no brasil, e a forma irregular com q os fãns tentam traze-la aqui. Achei bm esclarecedora, e q pra muitas pessoas que não sabiam dessa velha negociação bm interessante. Vimos como é dificil trazer algum artista internacional, era cogitado a vinda de Madonna, Elton John, e?? não vieram, imagina Shania q tm pucoa divulgação aqui e que agora se encontra em produção, vamos ter clama e agir de forma saitsfatória traze-l para cá.

Anônimo disse...

Paulo Parabéns pelo ótimo post!
estou meio sem tempo de entrar no site...hehe
Essa história de Barretos... haha, esses dias estavam teimando comigo que ela iria vir pro Brasil este ano, ainda acreditam nesta história rsrs
todos estamos doido pra um novo cd, e mais ainda pra que seja este ano! e tbm o sonho dos shanaticos brasileiros, rsrs que ela venha com sua nova tour pra ca!
ah, gostei das caretinhas da shania =D
post ótimo, mto bom mesmo!
boa semana
t+

Paulo José disse...

Pessoal, peço desculpas pela demora na resposta aos comentários. Minha justificativa é o pouco tempo que me sobra entre o trabalho e a escola.

Oi Jean!
Gostei muito desse comentário seu, porque complementou e muito a minha postagem.
Vendo essa situação de descaso da UMG Brasil, é de se ficar revoltado. Chega a ser irracional eles não "explorarem" o potencial de vendas de um artista assim como é Shania. Mas tenho esperanças que essa situação irá mudar. Obrigado pelo elogio ao meu texto. Quando o escrevi, estava treinando meu texto argumentativo, que já estava enferrujado, rs.

Oi Marlom!
É mesmo difícil trazer artistas internacionais de peso aqui ao Brasil. Mas acredito quando nos tornamos fãns de um artista internacional, é necessário enfrentar as barreiras que os outros impõem. Na verdade, ninguém nunca disse que seria fácil trazer Shania aqui, mas a esperança continua, firme e forte. :D Abraços e obrigado por comentar!

Oi Diego!
Ahaha, sempre sempre apare alguém que ainda não conhece Barretos. Foi justamente pra dar um "toque" nessas pessoas que eu fiz esta postagem. Dia de domingo no MSN era dia de responder 10 vezes a mesma pergunta: "A Shania vem a Barretos nesse ano?"... rs Fico feliz que tenha gostado tanto do texto, porque deu mesmo um certo trabalho pra escrever, rs. As caretinhas foram uma incrível sorte, por que na minha opinião se ajustaram exatamente bem ao tema da postagem. :D Abraços e obrigado por comentar.

JC Twain disse...

Por nada Paulo! Mas vc está realmente mandando bem com textos argumentativos, se estava enferrujado, tirou a ferrugem total, fiocu muito bom mesmo.

Abraços!

Anônimo disse...

Dou cinco motivos para a Shania não vir ao Brasil:
1º O Brasil é um país bem de submundo, até a Argentina fica em nossa frente em crescimento econômico e na educação. Ou seja, ela iria a Argentina ou nas Guianas Francesas, mas não viria aqui.
2º O nosso país não é bem visto no mundo,principalemte nas mídias internacionais, tal fato associado a violência do Rio de Janeiro que chocou os tablóides mundiais. Shania com certeza lê as notícias e segurança é um dos requesitos importantes em suas apresentações.
Por mais que o BOPE todo a defenda, no mundo em que vivemos até eu veria isso.(Não encostem nela não eu tenho 1,88).
3º A Shania não é conhecida. Não como queriamos. Porque a Shania tem muitos sucessos pelo país, mas brasileiro ultimamente de música internacional só entende o tema principal do casal da novela das 8. E sem querer ser pessimista, a Shania não alavancaria a sua popularidade aqui, só se ela botar calça apertada e dançar Hip Hop.(Até que é bom não ser tão popular, tudo que é popular demais fica enjoativo).

4º O nosso país é muito pobre para retornar financeiramente a Shania os gastos com sua turnê, ela não ia querer extrair dinheiro de habitantes tão pobres(em comparação com os outros países).

5º A Shania daqui a pouco quer mais é descansar, parar de gravar, e só aparecer em TV e especiais homenageando sua agradável persona. Se tivermos uma turnê após seu px CD é muito.

PS adorei o blog, boa sugestão do google.

Anônimo disse...

Galera Agora e Oficial , tenho fontes pois tenho um site de locação de festas aqui em barretos , e conheço algumas pessoas os organizadores da festa foram ate las vegas , falaram cerca de 2 dias com os empresarios de shania aprovaram a proposta so que pediram 800 mil dolares a mais , mais como este ano o rodeio de barretos sera a vitrine doi rodeio mudial pois a copa do mundo sera aqui a de 100 % de possibilidade de ela vim a 99.99% ja que a proposta e bem tentadoura 2 milhores de dolares

maiores info :

www.festcasas.hpg.com.br

Déia Shania disse...

Galera! Se Deus abençoar e Shania logo lançar um cd, sera q nao da p seguir as orientacoes dadas a cima, para q possamos ter chance ou pelo menos tentar consguir q Shan venha p o Brasil? Nem se tiver q fazer o o q for impossivel p traze-la? Podemos tentar neh!

"O que nós podemos fazer é esperar o momento em que um novo CD for anunciado e então pedir suas músicas em rádios de todo o Brasil, anunciar aos amigos, tentar conseguir novos fãs, espalhar a novidade no Orkut e torcer para que as pessoas envolvidas com a mídia acompanhem essa onda. Também poderemos enviar e-mails à Universal Music Group Brasil, pedindo uma maior atenção à Shania. O essencial é mostrar que nós, fãs dela, existimos e querermos um retorno verdadeiro da gravadora.Se os tempos forem favoráveis, num futuro próximo poderemos ouvir aquela estonteante voz dizer as utópicas palavras “Are you ready, Brazil?”. E então, não haverá mais o que dizer. A felicidade será total.O que nós podemos fazer é esperar o momento em que um novo CD for anunciado e então pedir suas 

Luiz Roberto De Castro Siqueir disse...

Felizmente esta notícia está desatualizada!! De acordo com notícia de 29 de outubro de 2014 extraída de um site oficial da Shania Twain (fã clube oficial), documentada com vídeos e fotos de um fã brasileiro que esteve no palco com Shania Twain (esteve 3 vezes com ela no palco - 1 em cada show) ela disse por várias vezes que quer muito vir ao Brasil em 2015 e as chances são enormes devido ao sucesso e repercurssão positiva do relançamento da música/clipe "You´re still the one" com Paula Fernandes. E poxa por que a Shania iria chamar 3 vezes o cara com a camisa do Brasil tudo em dias diferentes? Só um cego não enxergaria agora que pela primeira vez comprovadamente há muitas chances dela vir ao Brasil em 2015! Apesar de não haver uma data confirmada ainda, tudo indica que agora sim e se não for 2015, será em 2016 mas está próximo! Confiram a notícia em: http://www.shaniatwain.com.br/Index.php/exclusivo-shania-e-sua-relacao-com-brasil-turne-mundial-e-muito-mais-parte-1/

Postar um comentário

Evite o uso de linguagem não apropriada.