Shania Twain

terça-feira, junho 12, 2007

Capturas de IGGG

Olá pessoal!

Nesta postagem quero mostrar a vocês as capturas que fiz do clipe IGGG, em sua versão promo 1. Entretanto, cabe antes falar um pouco sobre a produção do clipe.

O clipe de I'm Gonna Getcha Good! foi gravado em Londres, Inglaterra, sob direção de Paul Boyd em 22 e 23 de agosto de 2002. O enredo narra a fuga de uma espécie de heroína (Shania), que num tempo futurista tenta escapar de um robô psicótico que planeja impedi-la de chegar a seu objetivo, que é aparentemente libertar uma clone que se apresenta numa vitrine durante o clipe. Ao final, Shania consegue dar aquele trato no robô e encontra a tal clone, pega um dos olhos do robô que acaba de se despedaçar e o atira contra o vidro que a prende. A Shania clone parece surpresa e sai dos limites da vitrine quando o clipe se encerra.

Tudo isso se passa com a ajuda da computação gráfica. Para as cenas em que Shania está em sua moto, foi usada a técnica do CG, onde a pessoa é filmada sob um fundo azul ou verde (Chroma Key), que depois é substituído pelo que se desejar num software especializado. Shania gravou as cenas numa motocicleta em CG no 2º dia de filmagem, e segundo o diretor de criação Tim Miller, da Blur, responsável pela parte digital, 27 especialistas em animação trabalham por seis semanas em programas como 3D Max, Photoshop e Fusion para criar ambiente e objetos perfeitos.

Fotografias de Shania durante as filmagens:

Progressões que demonstram o trabalho com o CG e a criação 3D:


Uma progressão que fiz pra mostrar como é feito o trabalho de edição:
1º - original com fundo azul

2º - fundo substituído

3º - luz editada para normalizar a textura e cor final.


Na primeira foto o diretor Paul Boyd; na segunda, Shania e o estilista de longa data responsável por seu visual, Mark Bouwer; na terceira, o cenário montado para as cenas com Shania e a banda:


Imagens digitais dos robôs que ajudaram a compôr o clipe. Por Jérôme Denjean:
Stickbot:

Asymetribot:

Chickbot:


Projeções à mão do robô principal e de outros:


E a duble digital de Shania, usada nas cenas em que o CG não foi suficiente (como a cena em que Shania pula com a moto no ar, ou a em que ela lança o olho do robô contra o vidro). Por Irfan Celik:


Agora, finalmente, as capturas que fiz do clipe. São 240 capturas em alta resolução, e podem ser vistas nesta página. Uma amostra abaixo:


Espero que tenham apreciado esta postagem! E assistam ao clipe no Youtube, se ainda não o viram.

Uma última dica: tentem conseguir o vídeo "Shania Twain - Making Off of the Clip In London [I'm Gonna Getcha Good].mpg" no Emule, pois vale a pena (Obrigado Jean por me mandar o video):

Até mais

Fontes: wikipédia, autodesk.com, 3dluvr.com, jed-online.com, chukw.com e eyeonline.com.

4 comentário (s):

JC Twain disse...

Uau, que big post! Adorei Paulo, vc tá de parabéns!!!

Galera esse vídeo do making off de IGG é muito bom mesmo, quem puder baixe, pena que ele é meio grande 322MB se não me engano.

Abraços!

Paulo José disse...

valeu jean. esse post era pra ser de segunda, mas apareceram essas fotos de Shania em morges e acabei adiando pra hoje.

abraços

Anônimo disse...

Muito manero sempre quis saber sobre como foi feito o clipe, os efeitos

vlw!!!!!!!

Paulo José disse...

Que bom Gabriel! Fico realmente feliz em saber disso!

abraços e até mais

Postar um comentário

Evite o uso de linguagem não apropriada.