Shania Twain

Olá Pessoal!

Hoje quero falar com vocês sobre dois assuntos que estão interligados. Primeiro, mais a título de curiosidade, vou falar sobre as certificações de Shania aqui no Brasil registradas pela Associação Brasileira de Produtores de Disco - ABPD e ao fim da postagem vou falar sobre uma notícia atual relacionada ao aumento nas vendas do DVD The Specials. Então vamos lá.

Certificações de Shania pela ABPD

A ABPD - Associação Brasileira dos Produtores de Discos, foi fundada em abril de 1958 como entidade representante das gravadoras. Seu objetivo é conciliar os interesses destas organizações com os de autores, intérpretes, músicos, produtores e editores musicais, além de defender coletiva e institucionalmente os direitos e interesses comuns de seus associados, combater à pirataria musical e promover levantamentos estatísticos e pesquisas de mercado, sendo filiada à IFPI - International Federation of the Phonographic Industry (Federação Internacional da Indústria Fonográfica), que agrega cerca de 1.400 gravadoras em 76 países. As companhias associadas à ABPD são:

EMI MUSIC
MICROSERVICE TECNOLOGIA DIGITAL
MK MUSIC
PAULINAS
SOM LIVRE
SONY BMG
UNIVERSAL MUSIC
WARNER MUSIC

A Associação também é responsável por pesquisas de mercado, dados estatísticos e de vendagens do setor fonográfico no Brasil e pela emissão dos certificados que autorizam as gravadoras a premiar intérpretes com "discos especiais", sendo eles representados por Ouro, Platina e Diamante. Essa premiação ocorre em decorrência de grandes volumes vendidos. Porém, é claro que devido as condições econômicas da população brasileira e do alto índice de pirataria as quantidades de vendas exigidas para certificação são menores do que em países como os Estados Unidos, que é um dos mercados fonográficos mais importantes do mundo. O número de cópias exigido para certificação em relação as vendas de CD's foi reduzido em janeiro de 2001 para obras internacionais e igualado para obras nacionais em janeiro de 2004, devido ao grande aumento da pirataria. Voltando ao exemplo dos EUA, enquanto lá um artista deve vender 10 milhões de cópias para alcançar a premiação mais almejada, o Disco de Diamante, aqui no Brasil esse número é de 500 mil cópias após a redução em 2001 e 2004 (antes eram 1 milhão de cópias), daí vocês podem ver como é grande a discrepância entre ambos os países. Em relação ao Disco de Platina eram 250 mil e passou a ser 125 mil e o Disco de Ouro eram 100 mil e passou a ser 50 mil. Os DVD's passaram a ser certificados a partir de janeiro de 2002 sem alteração no número de cópias vendidas, sendo Ouro (25 mil), Platina (50 mil) e Diamante (100 mil).

Como vocês sabem Shania é a única cantora nos EUA a obter três Discos de Diamante em trabalhos consecutivos por The Woman In Me, Come On Over e Up!, sendo que em 2005 Come On Over conquistou Disco de Diamante Duplo, por 20 milhões de cópias vendidas. Aqui no Brasil essa realidade é bem diferente, mas ainda sim podemos ficar felizes com as certificações que Shania possui, já que a divulgação dela aqui é baixa, então podemos considerar que as vendas que ela conseguiu são bem significativas. Vejam a seguir as certificações de Shania aqui no Brasil.

Certificações autorizadas pela ABPD à Universal Music para Shania Twain:

CD's
1999 - Come On Over - Disco de Ouro (100 mil cópias vendidas, conforme legislação anterior a 2001)
2005 - Up! - Disco de Platina (125 mil cópias vendidas, conforme legislação vigente de 2001)
2005 - Greatest Hits - Disco de Ouro (50 mil cópias vendidas, conforme legislação vigente de 2001)

DVD's - Certificação a partir de janeiro de 2002
2005 - The Specials - Disco de Ouro (25 mil cópias vendidas)
2005 - Live - Disco de Ouro (25 mil cópias vendidas)
2005 - Platinum Collection - Disco de Ouro (25 mil cópias vendidas)
2005 - Up! Live In Chicago - Disco de Ouro (25 mil cópias vendidas)

Obs.: As vendagens acima demonstram somente as certificações e não o número exato de cópias vendidas até o atual momento. É claro que os número subiram com o passar dos anos, porém não há dados sobre os números exatos.
Fonte: ABPD

Aumento nas vendas do DVD The Specials

Foi divulgado neste mês (março) um aumento nas vendas do DVD The Specials! Não foi publicado o número de vendas, mas se sabe que o DVD entrou para lista dos 30 mais vendidos, como podem ver na matéria a seguir do site BLITZ.

Primeiro álbum de Amy Winehouse sobe na tabela de vendas
Liderança continua nas mãos de Kizomba Brasil. Tokio Hotel à beira do top 10.

A tabela de vendas de álbuns nacional permanece praticamente inalterada relativamente à semana passada. Na liderança está Kizomba Brasil , em segundo Back to Black de Amy Winehouse e em terceiro Just Girls . Scream dos Tokio Hotel ascendeu ao 11º lugar e Frank , primeiro álbum de originais de Amy Winehouse, escalou do 23º para o 15º posto. A única nova entrada na tabela pertence a O Melhor de Leandro e Leonardo (25º).

O top de DVDs musicais também não apresenta grandes modificações, com a liderança a pertencer ainda a O DVD do Avô , do Avô Cantigas. I Told You I Was Trouble de Amy Winehouse volta a subir e está esta semana em sétimo lugar. Live in Liverpool dos Shadows (15º) e The Specials de Shania Twain (28º) são as duas únicas novas entradas.

Matéria original aqui.

É isso aí pessoal, espero que tenham gostado da postagem. Como podem ver, mesmo sem divulgação a Shania está mandando bem aqui no Brasil com as vendas.
Abraços e até a próxima!

Votem na Shania para FHM's 100

Sexiest Women

1 comentário (s):

Anônimo disse...

Olá!

Eu gostaria de dizer que no EUA o preço dos DVD's, CD's e Albuns são mais baratos e aqui no Brasil os preços não são acessíveis à população por conta dos impostos e etc. Por isso a pirataria existe mais aqui, pois os preços acabam ficando menos acessíveis à população, apesar dessa prática ser ilegal.É uma ótima notícia que as músicas de Shania estão sendo muito mais vendidas!

Postar um comentário

Evite o uso de linguagem não apropriada.