Shania Twain

terça-feira, janeiro 29, 2008

2 Anos da Casa Twain!

Olá visitantes assíduos da Casa Twain!

Hoje, dia 29 de janeiro de 2008, a Casa Twain completa 2 anos de existência, e eu gostaria de primeiramente dedicar essa postagem a todos vocês que acompanham a gente já faz um tempo!

Durante toda a carreira de Shania, muitos fans a seguiram a todo momento, procurando fotos, músicas e demais objetos que os aproximassem dela. Quando você é fan e tem a sorte de morar no mesmo país de seu artista, essa busca torna-se muito fácil, porque logo na esquina é bem provável que haja tudo o que precisa. Mas quando um fã vive num outro país, ou melhor, quando um shanático vive no Brasil, num continente que Shania nunca visitou, essa busca torna-se tão difícil quanto poderia ser. Quando uma música dela sai na novela ou de alguma forma repercute nacionalmente, vários itens ganham o nome dela... mas basta esse período acabar, todos os produtos de divulgação se esgotam, pois a gravadora de Shania não faz o mínimo esforço pra divulga-la aqui na América Latina.

Foi pensando nessa dificuldade que vários fans brasileiros criaram seus sites, blogs ou flogs. O Marco com o AllShania, o Bruno com o blog dele, o Rapha com o STF e eu com a Casa Twain. Além do pessoal no Orkut. Acredito mesmo que o intuito maior de todos foi divulgar Shania, para que mais pessoas pudessem conhecer seu incrível trabalho com a música. Pelo menos foi o meu intuito.

A Casa Twain começou em 2005 como um Space, uma versão antiga dos MySpaces, só que da Microsoft. Por alguns meses eu postei algumas coisas da Shania por lá e tentei divulgar o trabalho dela através dos meus wallpapers. O nome “Casa Twain” tem uma longa história, mas por enquanto vale dizer que eu o criei inspirado em um site que me agradava na época. Pois bem, quando em janeiro de 2006 eu descobri o Blogger, um sistema de blog que era muito famoso na época por ser gratuito, não demorei muito a largar o Space e me mudar pra cá. Aí começa nossa história.

Foi no dia 29 de janeiro de 2006 que criei o blogspot Casa Twain, exatamente há 2 anos atrás. Foi um pouco complicado no começo, mas fui seguindo até que senti a necessidade de chamar alguém que pudesse me ajudar com a área de notícias, que eu realmente não dominava na época.

Em maio de 2006, finalmente chamei o meu grande amigo Jean para adentrar à Casa. Desde então o blog começou a ter mais agilidade, um perfil de postagens com notícias atualizadas sobre Shania, além dos wallpapers e curiosidades.

Mas ainda faltava alguém nisso, e em setembro daquele ano nós dois chamamos Érica Castilho para fazer completar a equipe, e com ela vieram todas as ótimas postagens sobre as músicas compostas por Shania, um toque feminino que fez a diferença.

De lá pra cá, muita coisa aconteceu. Shania saiu em novas capas de revista como a Self Magazine em 2006 e a RedBook Magazine em 2007. Mudou-se algumas vezes, vendendo o Chateau de Sully, onde passou vários anos de sua fase materna. Visitou a Espanha em 2006 para fazer um novo ensaio fotográfico para seu mais recente lançamento com a Coty, o Shania Starlight. Foi a eventos grandiosos como o Kennedy Center Honors e o ACM Awards e até lançou uma nova gravação em dueto com Anne Murray. E isso sem lançar discos desde 2004.

Todos estes acontecimentos foram cobertos pela Casa Twain e podem ser acessados do histórico de postagens. Mas ainda existem buracos quando se tenta seguir a estrada dos fans. A maior parte do material sobre Shania está em inglês, afinal é a língua dela. Hoje em dia, não é todo mundo que entende inglês perfeitamente e é por isso que nós sempre tentamos fazer traduções. Não é só isso que falta aos brasileiros; para todos que querem saber mais sobre nossa diva é custoso reunir informações atualizadas em português.

Há alguns meses nós da Casa Twain estamos criando um site que pudesse guardar de modo fácil e organizado tudo de bom que é postado no aqui blog, e claro, possibilitar aos fans achar informações de qualidade rápidamente. Agora, no aniversário de 2 anos da Casa Twain, venho com muito prazer apresentar a vocês esse site, que recebeu o nome de:

Casa Twain Extras
(Clique para acessar)

Entrem e aproveitem, pois o conteúdo é bem extenso e de graça (como tudo na Casa):


Seção com 18 entrevistas traduzidas até o momento. Todas com conteúdo completo traduzido e também no idioma original, além de links para a postagem original da tradução, caso o visitante queira saber mais informações sobre a entrevista. Ah sim, todas também acompanham versões em PDF pra download, caso você queira ver com calma ou imprimir.


Essa seção conta com textos especiais postados na Casa. a sessão ainda não está completa, mas já conta com: versão em Português da RedBook de dez/2007 completa, inclusive com uma versão em PDF para download; matéria sobre o DVD Amnesty Internacional, um DVD pouco conhecido de um show na França em que Shania cantou duas músicas em 1998; as centenas de capturas de clipes e outros vídeos que eu posto aqui na Casa Twain. Em breve, teremos mais textos.


Aqui você encontra TODAS as letras da Shania traduzidas e revisadas. O legal é que a letra e a tradução estão na mesma página, uma ao lado da outra, assim você não se perde na hora de saber a tradução de um certo pedaço. Mas não acabou. Algumas letras são diferentes nas versões americana e internacional do Come On Over ou no GH, e se você não sabia, vai poder conferir as diferenças em cada CD. Essa seção também mostra as letras de participações da Shania em CDs não oficiais ou de outros cantores.
Um destaque nesta seção: Os CDs Limelight Sessions e o Impressions of a Woman, com as gravações demo da Shania, também foram traduzidos num esforço conjunto de nós três da Casa Twain.


Para aqueles fãs que vão além do bom ouvido e arriscam notas no violão ou outros instrumentos, essa sessão vem a calhar. Muitas cifras de músicas da Shania.


Um apanhado de todos os downloads disponibilizados na Casa Twain. Já passamos dos 50 arquivos, com vídeos, músicas e outras coisas, sem dizer que alguns são arquivos compactados com outros arquivos dentro. Cada arquivo está com link para download e para a postagem no qual foram retirados, além de alguns vídeos que possuem link para ver no YouTube. Caso você encontre algum link quebrado (não funcionando) nos avise para que possamos consertar.


Se você gosta dos wallpapers postados na Casa, mas também gostaria de ver o trabalhado de outros artistas, como o Butterfly que mostrei outro dia, esse lugar é pra você. Já estamos com todos os wallpapers do Butterfly, do Raphael Twain, do BlueFirefly, da Anne-Marie (sim, ela faz walls também), e meus (Paulo Twain). Para cada artista há links para o seu portfolio (página pessoal) e para você escolher se quer ver só os wallpapers “selecionados” (20 dos melhores wallpapers) ou “todos”.

Planejamos fazer atualizações mensais nos “Extras”. Mas acreditem, já há material o bastante lá pra aproveitar um bom tempo. A caixinha de busca no topo das páginas ainda não deve estar funcionando, afinal o site acabou de ser lançado e o Google demora um pouco a integrá-lo ao banco de dados, mas com o tempo será possível usar a busca normalmente. Cada atualização que fizermos daqui por diante nos Extras terá uma notificação na barra lateral, assim vocês ficam sabendo o que tem de novo lá.

E ainda estamos só no começo. Esses dois anos foram pouco perto do que ainda virá!

Nós da Casa Twain esperamos que vocês gostem desse presente, que foi feito com muito esforço. Como o normal é o aniversariante receber o presente, comentem o que acharam dos Extras e nós já ficaremos agradecidos.

Um grande abraço a todos e parabéns à Casa Twain, afinal eu não sou o único nela. rs!

domingo, janeiro 27, 2008

Shania Twain Awards

Olá Pessoal!

É realmente impressionante a lista de prêmios que Shania possui não é mesmo? Mas alguém aqui já parou para dar uma olhada nessa lista na íntegra conferindo prêmio por prêmio? É muito interessante ver a evolução de Shania e as grandes conquistas que ela fez nesses 15 anos oficiais de carreira que completará este ano.

Porém há um grande problema quando um de nós fãs resolve analisar esta lista, não é fácil encontrá-la atualizada, nem mesmo no site oficial de Shania a lista está completa. Pensando nisso, a equipe shanática da Casa Twain resolveu criar uma lista atualizada dos prêmios de Shania e com minhas pesquisas e montagem da lista e a experiência do Paulo para projetar a edição virtual, ela ficou pronta e queremos mostrar a vocês o resultado do nosso trabalho.

Foi realmente magnífico fazer essa lista pessoal, é empolgante e satisfatório ver até onde nossa diva conseguiu chegar com muito talento e muita humildade. Shania possui uma lista de prêmios de dar inveja. Não é qualquer artista que possui 39 BMI Songwriter Awards, 26 Canadian Country Music Awards, 12 Junos, 9 Billboard Awards, 5 Grammys, 5 American Music Awards, 4 ACMA's e 2 CMA's, além é claro de tantos outros de projeção internacional. Não vou falar das vendas ou do prestígio mundial que Shania alcançou, porque sei que todos já sabem, mas vou falar da mulher que com muita garra e esforço chegou ao topo já tendo sido eleita como melhor artista feminina internacional em uma premiação francesa de grande prestígio. Esse é o resultado de um trabalho espetacular e foi assim, caminhando com as próprias pernas, que ela construiu esses 15 anos de sucesso. Não foi fácil, mas valeu a pena. Tenho certeza que é assim que Shania pensa cada vez que se lembra de todo caminho percorrido pra chegar até onde ela está hoje e sei também que para ela é muito importante e vitorioso cada vez que ouve "The Winner is... Shania Twain!"

Awards, awards...

O primeiro de muitos
1993 - Country Music Television Europe - Rising Star

O primeiro Oscar da Música
1995 - Grammy Awards (US) - Best Country Album - "The Woman In Me "

Reconhecimento dos fãs
2005 - People's Choice Awards - Favorite Country Female Singer
2003 - Juno Awards - Fan Choice Award

O recorde dos recordes
1998 - Guiness Book - Record Album - Come On Over
1998 - Guiness Book - Biggest Selliing Female Country Solo Artist

O verdadeiro gosto da vitória
1999 - Country Music Association Awards (CMA's) - Entertainer Of The Year

No Canadá
2005 - Canadian Country Music Association Awards (CCMA's) - Top Selling Album - Greatest Hits

Na França
2000 - M6 Awards - Best International Female Artist

Na Alemanha
2004 - Echo Awards - Best International Female - Pop

Nos Países Baixos
2000 - Edison Awards - Best International Female Artist

Na América Latina
1999 - Country Music Televiosn Latin America - Female Artist of the Year

No gênero country a única
1998 - MTV Video Music Awards - Nominated for Female Video Of The Year - "You're Still The One"

E finalmente, o mais recente de muitos que ainda virão
2007 - BMI London Awards (Europe) - Million-Air Certificate - Any Man of Mine

Isso foi só uma amostra, porque tem muito mais...


E como não poderia faltar, é claro que para encerrar tem um wallpaper. Mas desta vez não é do Paulo, ele foi feito pelo Pierre lá do Shania Twain France.


É isso aí galera, esperamos que vocês apreciem este trabalho!
Abraços e até a próxima!

sábado, janeiro 26, 2008

Novo wall - Aleluia!

Irmãos e irmãs, digo, shanáticos e shanáticas, eis que depois de um longo recesso na fabricação de walls, consegui criar um (só um Paulo? É, só um! Porque? hauahauahu) wall novo. Espero que gostem, pois estava pra postá-lo desde ontem.
shania twain casatwain
Foi o que consegui fazer com aquelas fotos minúsculas que saíram, não esperem muito. Mas como eu disse, espero mesmo que gostem, apesar da má qualidade na foto da Shania.
E comentem, eu gosto muito de ouvir a opinião de vocês sobre o meu trabalho. Críticas também são muito benvindas :)
Abraços!

PS: Qual um bom nome pra este wall? "Shania no deserto" é muito óbvio.. rsrs tô sem idéias.

1:58 AM

Shania no Caribe!

Bom pessoal, eu sei que este post seria magnífico se trouxerem fotos de uma aparição de Shania no Caribe. Não é isso, mas eu diria que isso talvez possa se tornar realidade no futuro.

Dia 25 de janeiro, ontem, foi publicado no site sail-world.com uma matéria sobre as Grenadines Islands (Ilhas Granadinas), um complexo de ilhas situado no mar caribenho. Aí vocês devem se perguntar, mas o que Shania tem haver com isso? Pode parecer que não, mas ela está completamente envolvida com essas ilhas e vocês vão entender melhor acompanhando a seguir a tradução de um trecho da matéria em que nossa diva é citada.

A matéria em si, é relatada pelo casal Treleavens, contando suas "aventuras" em uma viagem de duas semanas pelas ilhas. Quem quiser poderá acompanhar todo relato posteriormente, mas primeiro vamos a parte que interessa... rs.

"...Por duas semanas a família de Treleavens, viajou de automóvel para o sul de Martinica no sul das Ilhas Granadinas outra vez... O Porto de Elizabeth, em Bequia, é um porto natural delicioso, e Ian e Nicola vêem toda costa à noite da areia. A praia da princesa Margaret com sua água turquesa, praia branca e areia alinhada com árvores de palma representam uma era de âncoras e as boas-vindas à terra. Sete milhas adiante estão as ilhas dos bilionários, em Mustique, que são propriedades privadas, mas que ainda podem ser apreciadas pelo público. A princesa Margaret foi a primeira a erguer uma casa lá em 1968. Os proprietários atuais são Mick Jagger, Tommy Hilfiger, Shania Twain e Bryan Adams, este último estava presente durante nossa estadia lá, além de Hugh Grant. Utilizando uma mula - forma como chamam um jipe aberto - nós fomos a caça em torno da ilha. Tomamos cuidado com as tartarugas da terra que cruzam a estrada, as vezes tivemos que parar e afastá-las da pista. Encontramos muitas mansões e começamos vendo o repouso aquático de Bryan Adams na parte frontal e moderna de uma praia particular..."

Bom pessoal, como puderam ver nossa diva está com uma ilha particular no complexo das Ilhas Granadinas. Ela está muito chique vocês não acham? Afinal possuir uma propriedade como esta é privilégio de poucos. Acredito que ela tenha adquirido essa propriedade devido a grande conservação natural dessa área. Vejam a seguir o mapa e algumas fotos que mostram a beleza espetacular e natural do arquipélago.


Para conferir a matéria completa clique aqui.

Espero que tenham gostado da notícia.
Abraços e até a próxima!

sexta-feira, janeiro 25, 2008

Butterfly Art

Oi pessoal

Já faz uns três anos que eu me tornei fan. Não fan da Shania, porque eu já nasci assim, rsrs, mas fan de um artista espetacular que escolheu usar o nome de Butterfly, "borboleta" em português.
Ele é da Eslováquia e seu nome verdadeiro é Pavol, mas ele prefere ser chamado de Paul, e disse outro dia que seu nome em espanhol era Paulo - uma estranha coincidência, acho que nós dois concordamos com isso, rs. Pelo que sei, ele faz wallpapers da Shania já a bastante tempo e possui trabalhos que tiram o fôlego de qualquer um tamanha é a riqueza de detalhes.
É estranho que eu nunca tenha postado nada dele aqui, porque eu realmente amo o trabalho dele, mas pra compensar essa falta minha, tentarei mostrar nessa postagem algumas das obras mais incríveis dele. Não daria pra mostrar todas que eu considero incríveis, porque seria mais correto criar um site e pôr todos os wallpapers dele lá (quem sabe? rs).

Começarei por um wall que já é bem famoso, muitos de você devem conhecê-lo. É um wallpaper antigo, mas que mostra a essência da qualidade nos wallpapers do Butterfly. O que me chama a atenção nesse é como ele usa os tons claros e médios, que predominam e ainda consegue chamar a atenção para a cor verde que pintou nos olhos da Shania. Um trabalho de mestre!:


Este outro é um bom exemplo de como Butterfly gosta de abusar de tons monocromáticos. Ele deixou tudo em preto e branco, mas preservou a cor de Shania, dos instrumentos e até do spot de iluminação de palco que está logo abaixo de Shania, detalhe que me agradou muito. Dá pra notar que a cor também está presente nos anéis, pulseiras, relógios, microfone e fitas que seguram os instrumentos. Isso é que é perfeccionismo!


Outro ponto forte nos wallpapers do Butterfly é a criatividade. Vários trabalhos dele mostram cenas como a que se vê nesse wallpaper, uma paisagem urbana com pôsteres, outdoors, e letreiros que ele personaliza com fotos da Shania e frases interessantes.


Ah, claro, não poderia me esquecer dos wallpapers com a Up! World Tour! Só neste wall ele usou 140 fotos, além de complementar com os nomes das cidades européias em que foram feitos show nessa turnê. Dá pra perceber bem a dedicação que ele cede a cada trabalho, não? Haja paciência para fazer isso.


Ainda sobre os wallpapers da Up! Tour, outra característica são os detalhes no ambiente que ele cria, como aqui neste wall, onde aparece o letreiro “Europe” logo acima do palco e várias Shania muito bem posicionadas pelo wall.


Agora um wall mais leve, divertido. Com cenas do clipe de Party for Two com Mark McGrath, Butterly conseguiu dar vida a junção de imagens que criou, com Shania e Mark dependurados no lustre enquanto passam frente a cenas do clipe. Um montagem muito boa!


Mais um com brincadeira das cores. As folhas amarelas parecem pequenas labaredas pra mim, um efeito lindo. O pé das árvores também está com um certo tom amarelado, um detalhe muito sutil. Adoro isso:


Este outro eu não poderia deixar de mostrar. “Shania Capela Sistina”, foi como Buttefly nomeou essa obra fantástica com uma pintura ao fundo de Shania. Bem, ainda estou em dúvida se é uma pintura ou uma foto, mas com certeza deu um efeito magistral ao trabalho.


Um dos walls que eu mais gosto, principalmente pela leveza e ao mesmo tempo vivacidade das cores, um equilíbrio difícil de encontrar numa foto de tons escuros. Quando Butterfly me mandou este wallpaper por e-mail, fiquei estático assim que o Visualizador de imagens abriu. rs


Impossível não gostar deste wallpaper. Confesso que não curto “revelo” nas coisas, mas esse efeito foi realmente muito bem aplicado nas folhas e enfeites da borda. Shania Gold, by Butterfly:


Não sei o que ele fez com a boca da Shania nessa foto, mas eu adorei esse efeito escuro que há nela. Um detalhe que também gostei neste wall: o ponteiro com o nome de Shania. Coisas pequenas, mas que tornam um trabalho único.


Só mais alguns. Este me pegou por causa da simplicidade na composição, mas engenhosidade na confecção. Reparem na névoa que Butterfly criou no “halo” da luz que está sobre ela. Muito bem feito.


Incrível a paciência que ele tem para reunir tantas fotos. Eu não conseguiria contar quantas fotos há nesse wall. E esse efeito de umas sobre as outras de modo embaralhado ficou ótimo, deu um efeito de caos. Um caos shanático, rs.


Agora um último, no qual eu gostaria de destacar a vivacidade das cores. Butterfly trabalha bem tanto com tons monocromáticos - que na minha opinião são sua marca registrada depois das suas famosas borboletas -, quanto com cores fortes e vibrantes. Mais do que vida, o wall possui paixão nas cores.


E estes 14 walls aí em cima não são nem um quinze avos do trabalho dele... pelas minhas contas, ele já passou dos 200 walls únicos. E contando...

Sei que esta postagem ficou muito extensa, mas extenso também é o trabalho de Butterfly, não só em número, mas em qualidade. Espero que vocês possam acompanhar esse artista e dar os créditos e agradecimentos a ele quando pegarem um dos seus wal, porque ele ainda está fazendo trabalhos e está logo ali, no Shania Forums. Então façam uma visita ao tópico do Butterfly e prestigiem seu trabalho, com certeza ele ficará feliz em vê-los e vocês também poderão conferir as mais recentes maravilhas que ele cria.


Congratulations Butterfly! Thank YOU for your huge dedication and your really wonderful work!

Até mais pessoal!

PS: Adriana, Paulinha, Érica, Rapha e demais fans do Butterfly, espero que vocês gostem dessa postagem e que eu tenha escolhido direito os walls. :)
PS2: Apesar do Butterfly preferir o nome "Paul" para ele, eu fico com o meu "Paulo" mesmo, porque nisso de ir comendo letras, acabei outro dia sendo chamado de "pau" lá no Shania Forums... rsrs

quinta-feira, janeiro 24, 2008

Raridades Shanáticas #2

Olá Pessoal!

Como prometido segue o segundo vídeo que também é uma raridade. Hoje é a vez de "You Lay A Whole Lot Of Love On Me", escrita por Forest Borders II e Hank Beach. Também foi gravada para o "Shania Twain", primeiro álbum de Shania. A presentação foi em 1993, ao vivo em um programa de TV americano. Espero que gostem!


Para fazer o download, basta clicar no botão abaixo.

Download pelo Savefile
Nome: Shania Twain - You Lay A Whole Lotta Love On Me - Ao Vivo, 1993
Tamanho:~20 MB
Codec:avi

Abraços e até breve!

quarta-feira, janeiro 23, 2008

Raridades Shanáticas #1

Olá Pessoal!

Gostaria de compartilhar com vocês um vídeo que com certeza é uma raridade no nosso mundo shanático. Trata-se de nada mais nada menos que Shania cantando Dance With The One Brought You ao vivo em 1993. Essa canção é de autoria de Sam Hogin e Gretchen Peters e Shania a gravou em seu primeiro CD intitulado "Shania Twain". Poucas pessoas, além das que estavam presentes na ocasião, viram esta apresentação, espero que gostem!


Quem gostou e é um exímio colecionador e apreciador dos vídeos shanáticos clique no botão abaixo e faça o download.

Download pelo Savefile
Nome: Shania Twain - Dance With The One Brought You Ao Vivo 1993
Tamanho: 23,23 MB
Codec: avi


Se vocês tiverem gostado amanhã postarei mais um!
Abraços e até breve.

Agradecimento especial: Gonzalo

terça-feira, janeiro 22, 2008

Cenas excluídas do DVD Live In Chicago!

Olá pessoal!

Espero que seja do conhecimento de todos que qualquer DVD é editado antes de ir à venda. E o processo de edição inclui selecionar os melhores ângulos de câmera, o melhor momento de palco, e até mesmo cortar partes indesejáveis do show. E não foi diferente com o Live in Chicago.

Este show foi realizado em julho de 2003, na cidade de Chicago, óbvio, mas só foi ao ar em 19 de agosto. Ainda mais tarde é que se deu o lançamento do show em DVD, somente no ano de 2004. Por sorte, muitos gravaram o especial ainda quando foi exibido na TV em 2003 e por isso possuem momentos que não existem na vesão do DVD.

Mas não é tão fácil achar estes vídeos com as cenas cortadas que passaram na TV na época... eu mesmo nunca tinha visto. Mas no começo de 2008, um chileno chamado Gonzalo (Muchas Gracias Gonzalo!!) postou os vídeos no Youtube para surpresa de todos.

Então, vou postar os vídeos aqui na Casa, mas os créditos são todos do Gonzalo.

Primeiro corte durante o show:

Segundo corte durante o show:

Intervalo do especial: Shania cantando "Take Me Out To The Ballgame" no Estádio de Wrigley, antes de um jogo de baseball:

Intervalo do especial: Imagens de Shania visitando o Kid's Cafe Foundation:

Intervalo do especial: Shania num passeio de barco por Chicago:


Gostaram? Eu gostei muitíssimo! Só é uma pena que a qualidade dos vídeos seja tão baixa. Espero que ele poste mais algum momento cortado... se houver, é claro. Me recordo agora que Shania tinha cantado uma outra música no show e que foi cortada também, mas não lembro qual foi. Acho que foi "I Ain't Goin' Down", não sei... De qualquer forma, foi uma grande adição ao nosso estoque de vídeos raros, rs.

Abraços

PS: É uma boa pedida clicar no link que está no nome do Gonzalo..

domingo, janeiro 20, 2008

Entrevista ao FashionTV - Video e Tradução

Oi pessoal!

É claro que vocês se lembram da postagem de outro dia sobre o FashionTV, não é? Eu havia dito nela que poderia haver uma alma caridosa no ShaniaForums pra transcrever o que foi dito na entrevista para que eu pudesse traduzir, e não é que essa pessoa existe?! Claro, estou falando da McJessica, a Transcript Girl, com ela mesma brincou uma vez. Thank you McJessica!!
Hoje no almoço eu pedi a ela pelo Shania Forums para transcrever para todos as palavras de Shania e no final da tarde me surpreendo quando o Rapha perguntou se eu já havia visto a transcrição dela que foi postada às 13h... a menina é muito rápida!
Confiram abaixo o vídeo (que já foi posto pra download nessa postagem) da - pequena - entrevista ao FashionTV e logo abaixo a minha tradução.

Lembrando que a entrevista foi gravado no dia 14 de setembro de 2007, no Arena Club, se me lembro bem, mas só foi ao ar em outubro, eu acho.

Shania Twain - FashionTV Interview 2007


FashionTV: Uma das artistas campeãs de vendas mundiais na história, Shania Twain conseguiu vender mais de 41 milhões de cópias só nos EUA, e está em turnê novamente para promover sua nova fragrância Shania Starlight... o sucessor do seu auto-intitulado Shania by Stetson.

FashionTV: Como é viajar por aí afim de promover uma fragrância?

Shania: É ter menos pressão, porque não há realização de performances, você não precisa... é muito fácil. Fácil e divertido, um prazer só.

FashionTV: Em que área da indústria de moda e beleza você gostaria de atuar?

Shania: No momento estou só com o perfume mesmo, mas passear um pouco por outras áreas e me diversificar é com certeza divertido.

FashionTV: Se você fosse criar alguma coisa para a indústria da moda, o que você desenharia? Como iria se chamar? Que visual teria?

Shania: Eu sempre quis fazer uma linha de maiôs, mas teria de ser há uns 20 anos atrás. Não teria como criar isso hoje em dia.

FashionTV: Mas isso não é verdade. Mulheres de todas as idades usam maiôs.

Shania: Não é assim também., mas eu sou tão insegura quanto qualquer um. Eu não gosto, você entende, de mostrar minhas celulites. Eu teria de pensar sobre isso. Não é uma coisa em que conseguiria passar para os outros algo mais do que o fato de eu estar curtindo a experiência e eu poderia perceber em algum momento que teria sido legal ver outras áreas e fazer outras coisas.

FashionTV: Anos atrás o traje escolhido para a música country era um chapéu e botas de cowboy, um jeans e algo original do momento. Quero dizer, agora tudo é mais glamuroso que antes. Seus colegas estão vestindo, estão usando nomes da alta costura, parecem muito bem nos clipes musicais, no palco, no tapete vermelho, o que aconteceu? ...e você é responsável por grande parte dessa mudança.

Shania: Acho que a alta-costura tem ganhado realmente um grande espaço na cultura pop, então precisamos dar certa atenção a isso. Precisamos entender que nossos fãs têm gostos diversos. Eu não sou tão vítima da moda pra saber sempre o que estou vestindo. Não sei que botas são essas. Não sei nada, reconheço...

FashionTV: Essas são botas de muita classe.

Shania: ... São sim, e são de um dos maiores designers. Tudo que eu estou usando é de um designer, mas não saberia dizer qual é.

Pra quem quiser guardar a entrevista em PDF, aí vai o link:
Download Direto (botão direito > salvar destino como...)
Nome: CasaTwainEntrevistas-FashionTV2007.pdf
Tamanho: 36 KB
Formato: texto/PDF

Acho que é sempre bom ver Shania falando sobre assuntos diferentes dos convencionais, como a morte dos pais... a privacidade e aquelas perguntas que todo mundo sempre faz repetidas vezes. Dessa vez ela falou sobre moda e eu realmente fiquei espantado em ver que ela gostaria de criar maiôs. Olha, eu dou toda força hein Shania... Com celulite ou não, ver você em um maiô seria uma bela visão! rsrs Ou alguém discorda?

Abraços e até mais!

4:21 PM

Vídeo da Semana - #012

Olá pessoal!

Eu sempre curti Ka-Ching, por vários motivos, mas principalmente, não vou negar ou ser hipócrita, pela melodia que prende. Não dá pra dizer que o que me pegou nessa música foi a letra, porque eu já a adorava mesmo antes de ler a tradução. Mas depois que eu li passei a gostar mais ainda da música. o que me pegou mesmo em Ka-Ching foram os violinos e a voz incriível da Shania.

Outra coisa que eu sempre curti é ouvir música de trás pra frente, Mesmo que na maioria das vezes o som fique péssimo, quando você acha uma música que também fica legal invertida, é algo único, quase exclusivo, já que ninguém mais tenta fazer isso. rs

Então eu resolvi unir esses dois gostos e adivinhem, deu certo! Faz muuuito tempo que eu tenho a música Ka-Ching invertida aqui, mas só recentemente consegui descobrir como inverter vídeos também. E pra mostrar essa minha brincadeira a vocês, aqui vai Ka-Ching Red Dress Version ao contrário!
Shania Twain - Ka-Ching Invertida

Espero que gostem tanto quando eu gostei, rs.

Abraços e até a próxima! :D
Obs: Por favor, não tentar achar mensagens subliminares aí, ok? hauahauahau Icso Non Ecxiste, como diria o Quevedo.

sábado, janeiro 19, 2008

Casa Twain News #3

Olá Pessoal!

Estou aqui hoje para compartilhar com vocês a 3ª edição do Casa Twain News, informativo em que você, fã, fica por dentro das últimas notícias do mundo shanático! Para começar...

6ª Convenção de Fãs ao STC

A administração do Shania Twain Centre divulgou as datas do acontecimento da 6ª Conveção de Fãs ao Centro. A visita para conhecer melhor toda vida profissinal de Shania desde o início, bem como algumas curiosidades sobre seu passado, será de 7 a 11 de agosto de 2008. Ainda não foram divulgados o regulamento e as formas de registro para participação da convenção, segundo o site do centro, em breve estas informações estarão disponíveis.

Edição de Fevereiro da Red Book Magazine

Todos se lembram que Shania foi a manchete principal da revista Red Book Magazine na edição de dezembro. Pois então, a revista possui uma área chamada "Red Letters", em que os leitores comentam edições anteriores. Na edição de fevereiro, uma fã, chamada Krista-Marrie A. Geisler, fez um comentário sobre a edição que Shania saiu, elogiando muito a revista pela iniciativa de promover essa matéria e falando sobre como Shania é uma pessoa espetacular, sobre a ansiedade dos fãs para um novo CD em 2008 e ao fim de seu comentário, ela deu as boas-vindas à Shania de volta à mídia. Vejam abaixo uma scan:


Em que acreditar? Surgem três rumores sobre o lançamento do novo álbum em 2008!

É algo enlouquecedor, pois já não se sabe mais em que acreditar. Três rumores surgiram sobre o lançamento do novo CD em 2008 e até agora não se tem nada de concreto.

1º Rumor - ET Canada: A emissora canadense ET Canada divulgou no último dia 17 que Shania lançaria um novo álbum, porém não seria em maio. Segundo o repórter que falou com Shania, ela está trabahando em um CD mais introspectivo. Ao fim da notícia foi lembrado que ainda não era oficial o lançamento em 2008.

2º Rumor - UMG Spain: A Universal Music Group Espanhola anunciou outro rumor, o de que o lançamento do novo álbum seria dia 13 de maio, mas acredito que este seria falso, pois a moderação do Fã Clube Oficial desmentiu esta hipótese.

3º Rumor - Pulse Music Board: O site "Pulse Music Board" anunciou hoje o que seria o mais novo boato, Shania lançará o novo CD em 23 de setembro deste ano.

E agora? Em que devemos acreditar? Ou será que são mesmo só boatos sem nenhum fundamento? Lembrando que nenhum destes rumores foi oficializado pela acessoria de Shania, então realmente ficamos com uma dúvida cruel. O que vocês acham disso?

Abraços e até breve!

terça-feira, janeiro 15, 2008

Entrevista ao FashionTV - Video

Olá pessoal!

Acho que todos aqui devem se lembrar que há alguns meses, precisamente em setembro passado, Shania viajou a Toronto para fazer uma mega divulgação da nova fragrância, o Shania Starlight. Pois bem, basta ver os arquivos da Casa Twain no mês citado para ter uma boa idéia da quantidade de entrevistas que Shania deu nesse período, que se estendeu até meados de outubro. Mas setembro passou, não passou? Parece que não...

(Shania e Glen Baxter, apresentador do FashionTV)

O site Fashion Television acaba de nos surpreender com mais um vídeo de entrevista cedida por Shania no dia 14 de setembro de 2007. Na verdade, esse "acaba" é mais porque só agora, graças ao Andrew do Shania Forums (thanks!!), nós viemos saber da existência desse vídeo no site, que aparentemente está no ar desde outubro passado! Incrível como a internet escancara e esconde tudo que se pode imaginar! rs. Vejam o vídeo:
Shania Twain - FashionTV Interview 2007

Em setembro mesmo nós já soubemos pelo Shania Forums que Shania tinha dado uma entrevista a Glen Baxter no FashionTV, mas depois disso não ouvimos mais falar no assunto, muito menos vimos imagens deste encontro. Foi uma grande surpresa este vídeo, ainda mais pela ótima qualidade dele. Breve vocês poderão fazer download do vídeo original e conferir o que digo, pois amanhã vou colocá-lo no meu googlepages - hoje só deu tempo pra uma youtubada, rs.

Atualização 17/01:
Aí está o arquivo original para download. Bom proveito. :D
Download pelo SaveFile
Nome: CasaTwain-FashionTV2007.wmv7
Tamanho: 15,9 MB
Codec: wmv


Espero que vocês tenham gostado. Quem sabe eu ou alguma alma caridosa do Shania Foruns não fazemos uma tradução/transcrição? Claro, se sobrar pra mim não esperem grande coisa, rs. Torçam pra McJessica (lembram quantas vezes eu a agradeci na época? rs) nos ajudar novamente com uma daquelas transcrições fantásticas.

Abraços a todos e até a próxima!

4:20 AM

Fotos Inéditas do Up!

Quero fazer um protesto!

Quem foi o ser desalmado que deixou todos nós - fãns ávidos por fotos da Shania - passarmos 6 (seis!!!) anos sem ver essas maravilhas da era Up!:


E aí? Já acabou o susto de vocês?

Então, se temos alguém a culpar, esse "álguém" é o Fan Clube Oficial. Não sei se todos perceberam, mas chamá-los de "desalmados" foi puro sarcasmo meu, porque o que precisamos mesmo fazer é agradecê-los por nos mostrar essas quatro fotos das sessões promocionais de "Up!", em 2002, que nós nunca - nunquinha-da-silva - imaginamos existir. Tudo bem que é normal os caras tirarem uma centena de foto e descartarem quase todas, mas daí a serem fotos tão boas como estas... é sacanagem, rs.

Essa postagem termina aqui, com um "Thank you so much Official Fan Club!!"

Abraços

domingo, janeiro 13, 2008

“O sucesso avassalador de Shania Twain” - Tradução

Olá pessoal!

Assim como eu já havia falado, pretendo fazer algumas traduções neste mês de janeiro,visando não só atualizar meu conhecimento sobre Shania, mas proporcionar a vocês a mesma oportunidade. Não são todos os fans que entendem o inglês, e a modo informal com que as entrevistas dela são feitas dificulta ainda mais qualquer entendimento. Mas quando a gente adquire experiência nisso, é prazeroso pegar um texto qualquer e traduzir. Procurar o significado de expressões e palavras novas, nomes de pessoas, alimentos, gírias, até ter-se certeza do correto. Chega a ser divertido.

A segunda tradução que fiz este mês é de um artigo publicado no ano de 1999. Curiosamente, o único site que faz menção à autora Janet Cawley, que escreveu o artigo, é o TeamShania, justamente de onde eu tirei o texto. Aparentemente, isso é parte de uma biografia, ou talvez seja ela completa, pois o texto está recheado de nuances e detalhes. A medida que vocês forem lendo, perceberão o que falo.

Já que toda a informação sobre o texto já foi dada, desejo a vocês uma boa leitura - e com certeza será.

“O sucesso avassalador de Shania Twain”

Autor: Janet Cawley
Data de publicação: agosto de 1999
Fonte: www.TeamShania.com
Tradução: Paulo Twain

Se o destino de Shania Twain estava traçado na música, ele mesmo se parece com um clássico do country: vivendo em pobreza extrema, cantando em clubes noturnos quando criança, seus pais morrendo em um acidente de carro, tendo de criar três irmãos mais novos, sendo que acabara de sair da adolescência. Mas diferente de muitos sucessos de Nashville, esse country teria um final feliz: uma invejável carreira que inclui dois álbuns multiplatina e um casamento com um famoso produtor do rock.

Sem falar do rosto perfeito de modelo, um corpo capa da Cosmopolitan e uma umbigo tão famoso que praticamente possui seu próprio fan clube. Ao mesmo tempo forte e sexy, atrevida e séria, essa cantora canadense deixou seu estilo único marcado por toda a indústria da música country. Nove anos atrás ela trocou seu nome de batismo Eilleen por Shania (pronuncia-se Shu-NYE-uh em inglês) que significa “Estou no meu caminho” na língua nativo-americana Ojibwa de seu padrasto. Agora ela está há bastante tempo com esse nome. Shania Twain, esse nome deu-se sorte.

Não que alguma coisa em sua jornada ao sucesso tenha sido fácil. Nascida em 28 de agosto de 1965 em Windsor, Ontário, ela foi a segunda de três filhas de Sharon e Clarence Edwards, que se divorciaram quando nasceu Shania. Sharon pegou as filhas e se mudou para a pacata cidadezinha de Timmins, Ontário, cerca de 500 milhas ao norte de Toronto, onde quatro anos depois se casou com Jerry Twain, um nativo Ojibwa. Jerry adotou as garotas (Sharon e ele tiveram dois filhos mais tarde), e Shania considera-o seu próprio pai. “Eu nunca me referi a Jerry como meu padrasto”, ela disse à revista Maclean. “Também nunca me referi a Clarence como meu pai. Jamais me preocupei por não ter tido contato novamente com a família dele”.

A família de Shania era fortemente unida, mas trabalhava arduamente para sobreviver. Shania havia comentado sobre os períodos em que eles tinham pouca comida e as crianças tinham de levar sanduíches de mostarda pra escola ou agüentar em casa por dias só a pão, leite e açúcar queimado na panela. Sua mãe lutou contra a depressão, e quando já não havia comida, “ela não conseguia sair da cama. Não queria encarar a nova manhã”, disse Shania. “E houve muitas manhãs como essa”.

Mas ela nunca pareceu coagida frente às circunstâncias. “Eu reconheço que como uma criança, eu não me via na pior das situações”, ela disse à revista Chatelaine. “Nós nunca fomos sujos para a escola ou com roupas rasgadas. Então quando via uma criança que estava suja, eu sabia que ela não tinha os mesmos pais amorosos que eu tinha”.

O pai de Shania a ensinou como caçar e montar armadilhas, e quando seus pais abriram uma firma de reflorestamento, ela virou uma especialista em serras elétricas. (Anos mais tarde, desafiada para um concurso de corte de árvores, conseguiu deixar seus concorrentes - literalmente - comendo poeira).

Apesar da situação precária, uma coisa sempre tocou em sua alma: a música. Foi ainda quando Shania tinha 3 anos, e cantava apenas cantigas de roda, que seus pais perceberam seu imenso dom para música. E devido a forte limitação financeira da família, eles puseram-na pra trabalhar precocemente.

Quando Shania tinha 8 anos começou a cantar em clubes noturnos de Timmins - mas só depois do último aviso, já que era jovem demais para se apresentar legalmente enquanto bebidas alcoólicas estavam sendo servidas. Assim, a garotinha ia dormir e seus pais a acordavam à meia-noite para levá-la aos clubes.

Se essa vida parece dura para uma criança, Shania aparentemente não pensa assim. “Eu acho que começar jovem foi uma coisa boa”, disse ela a Cosmopolitan. “Porque se eu não tivesse começado desde cedo, não sei se teria a coragem de enfrentar os palcos. Na época eu era uma adolescente, isso era como um outro mundo”.

Como uma garota, ela também cantava com grupos de rock e escrevia suas próprias canções. Depois de completar o colegial, mudou-se para Toronto, pronta para começar sua carreira. Foi então que a tragédia ocorreu.

Em 1987, seus pais foram mortos numa colisão frontal com um caminhão que transportava toras de madeira. Já que sua irmã mais velha já possuía sua própria família, Shania, então com 21 anos, foi destinada a cuidar de sua irmã de 18 e seus irmãos de 14 e 13 anos. Ela imediatamente deixou sua carreira de lado e mudou-se com a família para Huntsville, Ontário, onde arranjou um emprego como cantora e dançarina no Deerhurst Resort, fazendo seis apresentações por semana. “Foi como ser jogada no fundo do poço e ainda ter de nadar”, disse ela sobre sua repentina transformação em uma substituta familiar. E novamente viu-se batalhando para sobreviver até o fim do mês.

“Quando me mudei pela primeira vez com as crianças, o que nos fez falta na casa foi a água, que não havia”, relembra ela. “Então precisávamos ir ao rio pra tomar banho. Isso era tão primitivo. Foi mesmo um recomeço terrível”.

Mas “há uma parte em você que fica desesperada pra superar isso”, ela explicou à Glamour. “E eu estou certa de que [estar na pior] foi o que me deu a garra necessária para vencer - o fato de eu não querer passar fome pelo resto da minha vida”.

Em 1990, a esperança surgiu no horizonte. A irmã e os irmãos de Shania estavam todos formados e já tinham se mudado, deixando-a finalmente livre para se concentrar na carreira. Foi então que ela deixou de ser Eilleen pra ser Shania e rapidamente provou ser verdadeira a razão do nome - ela estava em seu caminho.

Com a ajuda de um agente amigo, Shania gravou uma fita demo de canções que havia escrito e enviou-a para Nashville, onde despertou grande interesse. Um acordo com a Mercury Records foi oferecido a ela, e seu primeiro álbum, intitulado Shania Twain, foi lançado em 1993. Mesmo vendendo apenas 100.000 cópias, seu vídeo sexy com a canção “What Made You Say That” - em que ela revelou seu, hoje famoso, umbigo - atraiu muitos olhares. Um fan instantâneo foi o produtor musical sul-africano Robert John “Mutt” Lange, que já havia trabalhado com artistas do porte de Def Leppard e Bryan Adams. Ele telefonou a ela e perguntou se poderia ouvir mais de suas músicas, então a dupla deu inicio a um relacionamento pessoal e profissional à distância. “Mutt estava tão afinado criativamente comigo”, lembra ela. “Ele é mesmo um grande fan do country, e mesmo antes de saber disso, começamos a compor músicas ainda no telefone”.

Em junho de 1993, três meses depois da primeira conversa, eles se encontraram pela primeira vez na Fan Fair, um evento da música country que acontece em Nashville. Seis meses depois, eles se casaram no Deerhurst Resort.

Mutt, que tinha a reputação de ser o mais obcecado pelo anonimato, foi quem produziu o segundo álbum de sua esposa, The Woman In Me, contendo dez canções em que ele foi co-autor, vendendo 11 milhões de cópias (com os sucessos “Any Man of Mine” e “Whose Bed Have Your Boots Been Under?”, entre outros). O casal continuou cooperando, com Shania dizendo que suas obras compostas são “um passatempo pra nós - algo que gostamos de fazer juntos, como jogar tênis”.

“Nós nos damos muito bem assim”, disse ela a Cosmo, “e acho que quando você ama alguém e é correspondida, essa vulnerabilidade ajuda a ser mais criativa”.

O próximo triunfo de Shania foi Come On Over, o álbum de 1997, com a balada romântica “You're Still the One”, escrita sobre Mutt e “o sentimento lindo que nós construímos contrariando todas as expectativas negativas”. (A canção também inspirou outro notável vídeo com Shania e um sexy rapaz que se enrola em sua toalha enquanto sai de uma banheira de espuma para a cama). A vendagem do álbum chegou à marca de 10 milhões, fazendo de Shania uma das três cantoras (junto com Whitney Houston e Mariah Carey) a ter dois álbuns com vendas acima de 10 milhões. Próxima parada? Ela e Mutt estão planejando um álbum de Natal para ser lançado no final do ano.

Se Shania teve inimigos, foram poucos. O cantor Steve Earle chamou-a abertamente de “a maior dançarina que o dinheiro pode comprar”, o cantor insistiu à Entertainment Weekly que apesar de às vezes usar roupas de funkeira, Shania “toma muito cuidado para não ser apelativa. E eu acho que [esse estilo] acaba sendo algo saudável para mulheres jovens. Eu gostaria de ter tido alguém quando eu tinha treze anos para me dizer: “Você pode vestir coisas que te agradam. Não precisa ficar com medo por seu corpo estar mudando. Passe por isso de um jeito confortável”.”

E quanto àqueles vídeos sugestivos? Ela alega que eles simplesmente mostram a parte dela que quer “brincar de vestir tudo de uma só vez”.

A enérgica Shania, que é vegetariana e nunca fuma ou bebe, esteve se apresentando recentemente quase sem cessar (incluindo uma tour pelos Estados Unidos neste verão). Se ela consegue encontrar horas vagas, gosta de passá-las na mansão suíça do século de XIX que Mutt e ela compraram recentemente à beira do Lago Geneva.

Ironicamente, todo este sucesso dos dias atuais nunca foi sua meta quando criança. No passado, ela queria simplesmente sobreviver. “Como toda criança, eu tinha sonhos”, ela explica a Maclean’s. “Viver em uma casa de tijolos e comer rosbife, ser seqüestrada por Frank Sinatra, e me tornar uma backvocal de Stevie Wonder. Nunca foi o meu sonho ser uma estrela. Esse foi o sonho dos meus pais.”

“Acho que eles rezavam muito por isso.”
Me digam se este não é um dos textos mais completos sobre a vida de Shania! Quando eu achei essa preciosidade, tive certeza que valia a pena traduzir. A frase que me fez cair neste texto foi aquela sobre Shania nunca ter se referido ao Clarence como pai ou ao Jerry como padrasto. Realmente ela tem tudo muito claro na mente e isso me chamou muito a atenção, justamente porque compartilho desse sentimento, afinal sou adotado. Espero que eu consiga achar mais textos assim, se bem que Shania sempre é sincera em todas as entrevistas. Ela fala o que pensa e mostra que pra fazer isso ninguém precisa ser desrespeitoso ou mal educado.

Enfim, espero que vocês tenham gostado desse texto tanto quanto eu, e confesso que aprendi muitas coisas novas ao lê-lo.

Para quem quiser guardar esse artigo no computador, basta fazer o download do PDF abaixo, que contém essa tradução completa (e eu acho até melhor pra ler do que aqui no blog).
Download Direto (botão direito > salvar destino como...)
Nome: CasaTwainEntrevistas-JanetCawley1999.pdf
Tamanho: 54 KB
Formato: texto/PDF

Um abraço a todos!
Até a próxima

PS: Este texto foi um dos mais difíceis que já traduzi. Ô coisa difícil!

sábado, janeiro 12, 2008

Vídeo da Semana - #011

Olá pessoal!

Olhem, não é que eu esteja resgatando a "Vídeo da Semana ###", mas pelo menos é um remendo no imenso vácuo que se formou desde a última postagem dessa seção. E eu acho que vocês vão gostar desse "remendo".

Se tem um vídeo que eu sempre tive vontade de ver, este vídeo é o da participação de Shania no CMA 2005. Ela estava tão linda na premiação... tão... tão... incrível. E eu me lembro que na época foi uma surpresa pra todos o visual que ela adotou quando prendeu o cabelo. Isso deu um toque de classe a mais e na minha opinião, Shania melhorou o que já não havia como melhorar. Não sei como ela conseguiu, mas superou o que esperávamos.

Então, estando eu a zanzar pela net, achei um site incrível - e que mostrarei a vocês num outro dia - e vocês já podem imaginar qual foi a minha cara de espanto ao me deparar com o vídeo que eu tanto queria. Então, hoje o "vídeo da semana" será a aparição de Shania no Country Music Academy Awards 2005, que vocês conferem abaixo.
Shania Twain - CMA Awards 2005

Sinceramente não sei se este é um vídeo raro, mas pra mim foi um achado e tanto.

Do que foi falado no vídeo, confesso que entendi pouca coisa, afinal meu inglês de ouvido é bem fraco. Mas como aqui no blog só eu sobrei nesse fim de semana, rs, vou tentar passar pra vocês o que eu entendi.
Nas primeiras palavras, Billy diz "Shania, eu quero dizer [alguma coisa que eu não entendi] esta noite" e depois eu não entendi nada até que ele diz "Eu não... Eu não consigo viver sem um chapéu de cowboy". Então Shania diz "Então.. ouça Billy: Nós te amamos do jeito que você é. [risos da platéia] Não é verdade? Esqueça o chapéu de cowboy.. hahaha". Billy faz aquela cara de conformado e eu acho que ele diz "É tão gentil você dizer isso" ou "É tão fofo quando você diz isso". Não me culpem... eu não entendi bem essa parte. rs. O resto do que Shania diz eu não tentei entender ainda é "Ouçam, esse ilustre "homem do piano" [Billy Joel] tem feito interpretações de canções de grandes nomes do country, como Dolly Parton e Garth Brokes, e agora, - nós - temos o prazer de apresentar o último honrado desta noite, o "Entretenedor do Ano"." Logo em seguida, Billy completa: "Os indicados para o "Entretenedor do Ano" são". Assim termina a apresentação da categoria "Entertainer of the Year", que logo depois teve Keith Urban como vencedor, com direito a receber o troféu das mãos de Shania:


Espero que tenham gostado. E o botão "comentários" não morde, acreditem. rs"
Abraços :D

terça-feira, janeiro 08, 2008

Entrevista à Revista Maclean's, 2002

Olá pessoal!

Hoje tenho um entrevista interessantíssima para mostrar a vocês.
Como todos sabem, Up! foi um lançamento ansiosamente aguardado. Anteriormente programado para o ano 2000 ou 2001, teve sua estréia adiada em função da gravidez de Shania. Outro acontecimento marcante no período de preparação do CD foi a mais que necessária busca por privacidade, iniciada e por Shania e Mutt e que encontrou seu fim na Suíça, país famoso por essa marcante característica.

É sobre estes e outros assuntos que Shania se dispôs a comentar quando lançou Up!, e em novembro de 2002 concedeu várias entrevistas a publicações do mundo inteiro, sendo uma delas a revista canadense Maclean's. Mostrarei nesta postagem minha tradução completa dessa entrevista. Como estou aproveitando estas férias para fazer algumas traduções, podem esperar outras entrevistas e artigos para este mês. Abro então essa “temporada” com a entrevista da Maclean's, e tenho certeza que gostarão tanto quanto eu.

Então, vamos lá:

Maclean's Magazine, 11 de novembro de 2002
Autor: Jonathon Gatehouse
Tradução: Paulo Twain

Ela gravou seu primeiro nome no estrelato vendendo mais de 50 milhões de discos no estilo de seus vibrantes sucessos do pop e imagens sensuais nada tímidas. Em 19 de novembro, SHANIA TWAIN lançou Up!, seu primeiro álbum inédito desde Come On Over, 1997. A cantora de 37 anos, nascida em Timmins, Ontário, que agora vive num chateau do século XIX próximo a Montreux, Suíça, com seu marido e colaborador criativo Robert “Mutt” Lange e o filho deles Eja, de 15 meses, encarou Jonathon Gatehouse.

Houve algo diferente na preparação dessa gravação, lançada cinco anos após a última?

É que só ficou pronta agora. Ela provavelmente poderia estar pronta há um ano se eu não tivesse tido um bebê. Isso atrasou um pouco as coisas. Foi só dois anos e meio desde que deixei os palcos. Então nesses dois anos e meio nós escrevemos e gravamos um álbum e tivemos um filho. No final das contas, não demorou tanto assim.

Por que você chamou o álbum de Up!?

Eu sempre tento influenciar as pessoas de maneira positiva. Quero que minha música levante tanto o astral dos ouvintes quanto o meu, porque eu tenho de ir lá, cantá-la e conviver com ela, dia após dia, meses afora. Com esse álbum, nós estávamos no meio da coisa toda quando aconteceu o 11 de setembro. Tínhamos escrito Up! e eu pensei “Uau, esse título é perfeito, nós realmente precisamos nos animar”. Mais que tudo, as pessoas precisam - eu não diria de uma diversão, mas de algo tranqüilizador e aliviante. Uma distração positiva de toda essa aflição que vivenciam todos.

Como foi o processo de composição e gravação? Você e Mutt gravaram em casa?

Nós arriscamos um pouco. Eu encontro certa dificuldade em me concentrar em casa. Estando no convívio doméstico eu fico mais preocupada com o que vou fazer pro jantar. Quando sentimos que precisamos de um surto de criatividade, nós pegamos o carro ou subimos no trem e viajamos pela Europa - um pouco de Paris, Milão, alguns lugares. Nós achamos que depois de ir a um museu e ter um bom jantar fica mais fácil pensar sobre o que iremos escrever, ao invés de falar de alguém ou sobre o que falta na dispensa.

Ter Eja afetou o modo como aborda suas músicas?

Isso me modificou emocionalmente, e minhas emoções sempre vão parar nas minhas músicas. Mas não escrevi algo específico sobre ele, ou mudei minha direção. Eu escrevo coisas que se adaptem à minha voz, à minha personalidade, pois quero que as pessoas cheguem a me conhecer através da minha música. Ter um filho não mudou isso.

Você escreve sobre si mesma ou há alguém em sua mente quando compõe?

Eu tento escrever canções em que conheço as pessoas mencionadas. Quero que as pessoas recebam da música o que eu recebo. Ela pode fazer eu me sentir triste, feliz, de todo jeito. Gosto de estar na vida das pessoas desse modo.

O que te fez decidir por deixar os Estados Unidos e mudar para a Suíça?

Privacidade, principalmente. Eu realmente posso ter uma vida normal aqui. Eu volto pra casa fora da estrada e sou apenas outra pessoa na rua. Isso não tem preço quando você é alguém que foi uma personalidade altamente querida em qualquer outro lugar. Eu faço meus próprios doces, levo Eja ao parque. Simplesmente vou a todo lugar e ninguém lança um único olhar. Eles têm muito orgulho da discrição que há aqui. E muitas celebridades vivem aqui por esse motivo.

A Suíça foi um dos países onde eu pude encontrar tudo isso e que possui neve. Antes eu tinha saudades da neve, quando vivia em Nashville e na Flórida. As montanhas são maravilhosas. É ótimo esquiar nelas. Há diversos lagos aqui. Não é muito diferente do Canadá sobre vários aspectos. Até pelo fato de nós vivermos na parte francesa do país.

Como está o seu francês?

Está razoavelmente bom. Cometo vários erros, mas consigo me virar completamente.

Você se preocupa em manter contato com seus fans norte-americanos ou suas raízes?

Não, tudo é global agora. Nós temos internet, temos televisão. Nós temos a “corporação América” que está em todo lugar. Não é como estar desligado do mundo. E como uma artista internacional, você gasta seu tempo viajando pelo mundo, então nunca se fica mais tempo na América do Norte do que em qualquer outro lugar. É irrelevante.

As pessoas me perguntam sobre minha família, “você se sente excluída deles?” A resposta é não, porque eu sempre estive viajando, então eu os vejo tanto quanto eu os via no passado.

Do que você sente saudades do Canadá?

O norte de Ontário é único. Não sei se é porque eu vim de lá, mas sinto uma ligação íntima com o lugar. O interior é muito especial pra mim. Sempre me divirto quando volto lá pra fazer uma visita.

E é claro que há certas guloseimas do Canadá que eu tenho saudade - doces, aquelas jujubas de caramelo [1], elas são realmente difíceis de achar em qualquer outro lugar. Minha irmã sempre me traz algumas. Cachimbos de caramelo preto [2] - eu amo esses - e você não consegue encontra-los em nenhum outro lugar. Os Kit Kats [3] não têm o mesmo gosto em nenhum lugar que não seja o Canadá. São pequenas coisas como essas.

Uma das novas canções, She's Not Just A Pretty Face, possui uma letra que soa como um hino feminista. “Ela é uma astronauta, uma manobrista de estacionamento, uma fazendeira arando a terra... Ela não é só um rostinho bonito.” Isso é uma reação ao jeito como você tem sido rotulada durante os anos?

Ela fala sobre mim, mas não foi por isso que eu a escrevi. Fazia um tempo que eu me sentia mais como um rosto do que conteúdo, mas eu não me sinto mais assim. Essa música é sobre as mulheres em geral que muitas vezes não são levadas a sério se por acaso forem bonitas. Há muito mais em nós do que isso.

O humor é um fator importante nas suas composições?

Oh, claro. Eu sempre gosto de dar uma apimentada. Veja as coisas como em [outra canção nova] I'm Gonna Getcha Good. Normalmente você diz isso quando está louco por alguém, ou está tentando retomar o relacionamento. Mas esta canção é sobre o amor.

Você tem tido uma extraordinária carreira de sucesso. Você ainda tem ambições?

Meus objetivos mudam todo o tempo. Mas há sempre canções a escrever, assuntos a debater, há sempre emoções para se expressar. Nunca deixarei isso.

Estou sempre tentando explorar novos temas e encontrar diferentes jeitos de expressar as mesmas emoções, porque a vida é um tanto repetitiva na verdade. Estamos sempre vivenciando as mesmas emoções, todo dia. Se você é uma pessoa criativa, precisa achar um jeito singular para expressar isso.

Quando você diz “um jeito singular” faz parecer que veremos um álbum de jazz de Shania Twain ou um álbum de música clássica nos anos que virão. Veremos?

Não sei, mas eu sou muito versátil. Sempre tive gosto por música clássica, mas não sei se iria tão longe assim. Há tantas coisas que você vivencia na vida e que te inspiram a seguir diferentes direções, então quem sabe o que poderá influenciar minha música?


Referências:
[1] Em inglês: “Licorice candies”.
[2] Em inglês: “Black licorice pipes”.
[3] Kit Kats é um tipo de chocolate com wafer. É como o nosso “Biss”, mas gigante e com mais chocolate.

Texto original aqui.
E então, não é ótima esta entrevista? Como devem ter percebido, a nova seção “Palavras”, na barra lateral, continha partes dessa entrevista. Vou ver se continuo fazendo isso, traduzo e coloco alguma excerto lá na barra lateral pra gerar curiosidade. rs

E se você tem vontade de salvar ou imprimir essas entrevistas da Shania, saiba que a partir de hoje vou apresentar todas as entrevistas acompanhadas de um arquivo PDF pronto para download, para que vocês possam guardar essas preciosidades que eternizam as palavras de Shania. Baixem a entrevista pelo link abaixo:
Download Direto (botão direito > salvar destino como...)
Nome: CasaTwainEntrevistas-Macleans2002.pdf
Tamanho: 42 KB
Formato: texto/PDF
Se quiserem, digam o que acharam das palavras de Shania. Não sei se ela irá ler, mas com certeza será prazeroso saber a opinião de vocês.

Abraços e até a próxima :D

sábado, janeiro 05, 2008

Notícias em 2008

Nesta postagens teremos várias notícias, a começar por uma ruim, mas já esperada:

Fan Clube Oficial nega rumores sobre novo CD.

Angie, a moderadora do Fan Clube Oficial revelou ser totalmente falso o rumor que previa para 13 de maio de 2008 o lançamento do próximo CD de Shania. Segundo o site do Tommy, um figurão da Q-Prime Management afirmou que "Shania ainda está compondo e não tem nada gravado. No momento, ainda não temos nenhuma data prevista para o lançamento".
Infelizmente e contrariando o que pensávamos, parece faltar bastante tempo ainda para um novo CD. E se Shania não estiver gravando nada mesmo, ficará difícil até uma previsão para o fim deste ano.

Agora, outra notícia nada agradável:

O Palmour Tavern pegou fogo

O estabelecimento Palmour Tavern, em South Porcupine, Ontário, onde Shania e sua primeira banda de rock Longshot tocaram pela última vez, sofreu um incêndio na manhã do dia 3 de janeiro. O fogo não foi até o chão, mas destruiu o lugar completamente. Dave Hartt, o vocalista masculino da Longshot, que nos anos 80 foi sucesso em Timmins, relembra que a última noite no Palmour Tavern foi realmente enérgica, "provavelmente a nossa melhor apresentação".
Triste ver outro ponto de turismo shanático sendo destruído. Ano passado (ou seria 2006?) foi o Maple Leaf sendo demolido por ter as bases comprometidas, agora este ano o Palmour Tavern. Espero que não haja um próximo alvo. :/

Fim das notícias ruins. Agora as boas:

Shania Twain continua sendo a maior artista em vendas da era SoundScan
O maior dentre os 10 álbuns mais vendidos da era SoundScan não mudaram no último ano. Shania Twain ainda ainda é a dona do álbum que mais vendeu na era SoundScan.

A era SoundScan contabiliza as vendas de 1991 até agora.

No último ano, "Come On Over" de Shania Twain vendeu mais 41.000 unidades, somados num total de 15.449.000
A matéria da UndercoverHD fala ainda que o CD Metallica, do grupo de mesmo nome, poderá passar Shania em 2009, já que seu saldo difere do saldo de Come On Over em apenas 372 mil unidades e seu número de vendas por ano tem sido bem superior.

Come On Over é o campeão de vendas de 2007 no Canadá

Segundo notícia do Reuters, a Nielsen SoundScan Canada divulgou uma extensa lista das vendas na indústria da música no Canadá e uma das categorias teve o Come On Over em seu topo e Up! na 5ª posição:

10 álbuns mais vendidos da era SoundScan (1995 - 12/30/2007) no ano de 2007 no Canadá:

1 - Come on Over/ Shania Twain - 1.920.000

2 - Let's Talk About Love/ Celine Dion - 1.487.000

3 - Big Shiny Tunes 2/ Various Artists - 1.233.000

4 - Romanza/ Andrea Bocelli - 1.116.000

5 - Up!/ Shania Twain - 1.088.000

6 - Aquarium/ Aqua - 1.083.000

7 - Millennium/ Backstreet Boys - 1.072.000

8 - Surfacing/ Sarah McLachlan - 1.071.000

9 - Beatles 1/ Beatles - 1.060.000

10 - Backstreet's Back/ Backstreet Boys - 1.048.000
Shania também esteve presente em outra categoria, a dos 10 artistas campeões em vendas no Canadá em toda era SoundScan, ficando na 2ª posição com 4.207.000, atrás apenas de Celine Dion, com 6.793.000. Vale ressaltar que Celine já gravou mais de 30 álbuns, enquanto Shania possui apenas 5.

Bem, por enquanto é só, pessoal.

Abraços até mais

6:27 PM

Calendários para 2008

Oi gente!

Primeiro quero agradecer a participação de vocês na votação para o melhor momento de 2007. Se você ainda não votou, tá esperando o que?

Bem, eu fiz alguns calendários para 2008 com aquelas fotos da Redbook 2007. O estilo é um pouco diferente do convencional, mas eu particularmente gostei dos resultados. Espero que vocês gostem também:
calendario 2008 shania twain casatwain calendario 2008 shania twain casatwain calendario 2008 shania twain casatwain
Se alguém quiser, posso fazer versões pra impressão depois. E o calendário do mês vai esperar até eu ter alguma boa idéia pra ele.. rsrs

Well, aí estão esses walls num tamanho bom pra imprimir. Façam bom roveito:
calendario 2008 shania twain casatwain calendario 2008 shania twain casatwain calendario 2008 shania twain casatwain
Até logo pessoal!

sexta-feira, janeiro 04, 2008

Enquete 2007

Olá pessoal!!

Espero que a passagem de ano tenha sido ótima pra todos vocês!
Hoje estou abrindo uma enquete aqui na Casa Twain e quero ver todos vocês participando, ok? A pergunta que fazemos é:

Qual acontecimento mais lhe agradou em 2007?

Vejam o vídeo abaixo para ajudá-los a relembrar cada um destes momentos e escolher a opção certa.

Vote abaixo:

Qual acontecimento mais lhe agradou em 2007?

42th Academy of Country Music Awards - Las Vegas, 15 de maio
Red Cross Gala - Morges, Suíça , 9 de junho
Lançamento do Shania Starlight - Toronto, Canadá, 14 de setembro
"You Needed Me", dueto com Anne Murray - outubro


Votem e nos ajudem a escolher qual foi o melhor momento na opinião dos brasileiros!

E hoje é um dia muito especial! Quatro de janeiro é aniversário da nossa querida Érica, que anda meio sumida, mas de vez em quanto dá as caras aqui na Casa. Quem não se lembra das lindas postagens que ela faz sobre as músicas de Shania? Eu estou morrendo de saudade de vê-las todo o mês. Então, para parabenizar nossa Érica, aí vai um enorme...

Parabéns!!!!



Abraços a todos!

terça-feira, janeiro 01, 2008

Outras sobre os rumores do próximo CD

Essa notícia veio do Reuters, que é referência mundial em notícias e informação, e ainda foi republicada pelo WashingtonPost:
Willie, Lenny, Dolly releasing albums in '08

NEW YORK (Billboard) - What's the biz to do when the top-selling album of 2007 was a Christmas project released in November, Josh Groban's "Noel," and the second-best was a soundtrack to Disney's "High School Musical" movie sequel? Superstars underperformed, and not enough up-and-comers took their commercial fortunes to the proverbial next level. Still, there's a wealth of highly anticipated albums heading into stores later in 2008, including new sets from the likes of Madonna, U2, Metallica, Mariah Carey and Shania Twain.
Tradução:
Willie, Lenny, Dolly lançando álbuns em 2008

NOVA IORQUE (Billboard) - O que o estrelato faz quando o álbum mais vendido de 2007 foi um CD de Natal lançado em novembro, o "Noel" de Josh Groban, e o segundo foi a trilha sonora do filme da Disney High School Musical? Superstars fizeram menos shows e não arrecadaram o bastante para elevar suas fortunas comerciais a um novo patamar. Ainda assim, há uma rica quantidade de previsões para álbuns que chegarão às lojas em 2008, incluindo novos projetos de maiorais como Madonna, U2, Metallica, Mariah Carey e Shania Twain.

E agora mais um complemento àquele rumor sobre o lançamento do CD acontecer em 13 de maio. No Fórum italiano Celebrity Mania foi postada uma longa lista de lançamentos com data e tudo para o ano de 2008, e adivinha quem apareceu?
Universal

Nicole Scherzinger: 29 Gennaio 2008
Sheryl Crow: 5 Febbraio 2008
Enrique Iglesias: 5 Febbraio 2008 (Best Of)
Janet Jackson: 26 Febbraio 2008
Keri Hilson: 11 Marzo 2008
Ashlee Simpson: 18 Marzo 2008
Fergie: 18 Marzo 2008
Mariah Carey: 25 Marzo 2008
Eminem: 6 Maggio 2008
Shania Twain: 13 Maggio 2008
No Doubt: 21 Ottobre 2008
Timbaland: 4 Novembre 2008
U2: 18 Novembre 2008
Mary J Blige: 25 Novembre 2008 (Edizione Speciale di Growing Pains)
The Black Eyed Peas: 9 Dicembre 2008
Rihanna: 16 Dicembre 2008

Mas claro, isso veio de um fórum - e por enquanto, tem a mesma importância daquela publicação no Country on Demand.

O que podemos ter certeza é: Shania disse no ACM Awards do ano passado que teria provavelmente algo para este ano de 2008. Disse também em outra ocasião que haverá uma turnê logo depois do lançamento do CD. Agora o Reuters e o WashingtonPost anunciam o próximo CD de Shania como um dos lançamentos esperados para 2008...

Pessoal, 2008 é "o" ano... e já começou bom demais!

PS: Pessoal, fui só eu que achei estranho a Shania aparecer no fim do ano pra desejar boas festas? Eu acompanho tudo desde 2005 e não me lembro de vê-la fazendo isso, pois geralmente ela passa as festas junto à família e bem longe da fama. Não terá sido um indício de que ela está mesmo voltando? Espero que sim. :D