Shania Twain

sábado, dezembro 16, 2006

Verdadeiro significado de: "Black eyes, blue tears"


Olá pessoal da CasaTwain!
Pra quem não se lembra eu sou uma dos três membros deste belo blog, Érica Twain, mas venho forçada a postar pouco por aqui devido a correria dos último tempos.
Mas hoje quero abrir uma sessão que será toda redigida por mim, falando mais profundamente sobre cada música de Shania Twain, pelo menos as mais expressivas, sendo uma música por mês[culpa da correria,rs]
Hoje a escolhida é "Black eyes, blue tears", mas por quê?
Eu nunca havia reparado até então, assim como vocês, penso eu; Só fui me dar conta do belo significado dessa música quando dei mais atenção ao que Shania falou no final dessa música no DVD live in Dallas, que por sinal é uma obra-prima no Cd mais vendido no mundo por uma mulher: COO, do fim de 1997.
O trecho "Black eyes" (olhos negros) pra mim antes tinha o significado de olhos escuros, do tipo castanhos numa espressão muito bonita. Lia a tradução e achava tudo lindo mas não encontrava uma ligação pra tudo, só fui notar depois que ela falou do que a música realmente tratava no DVD. Li a letra novamente, com mais atenção e pronto! Tudo passou a fazer completo sentido!
A música fala sobre mulheres que sofrem maus tratos de seus companheiros, basicamente. A tendência das mulheres, em sua maioria, é aguentar tudo caladas, por medo do marido ou para não destruir sua imagem de mulher casada mas Shania Twain, nesta pura poesia, mostra as mulheres que elas devem parar de sofrer e tomar uma atitude, parar de chorar, sofrer de joelhos e acabar de vez com esta injustiça que faz uma mulher, a cada 5 segundos, apanhar de seu marido ou companheiro, no Brasil.
Acompanhem trechos da música e comprovem o que digo nesta tradução:

" Black eyes, blue tears
(olhos negros, lágrimas tristes)

Olhos negros, eu não preciso deles
Lágrimas tristes, me dêem liberdade

Certamente não voltando atrás
Eu não viverei onde as coisas são assim, sem sentido
Nada mais de ir levando aos socos
Nunca mais usar e abusar

Ponte:
Eu preferia morrer em pé
Que viver sobre meus joelhos
Implorando por favor - não mais

Refrão:
Olhos negros, eu não preciso deles
Lágrimas tristes, dêem me liberdade
Olhos negros por trás de mim
Lágrimas tristes nunca mais me acharão

Definitivamente achei minha auto-estima
Finalmente-Estou livre para sempre para sonhar
Não mais chorar pelos cantos
Sem mais desculpas-sem mais machucados

Está tudo lá atrás, eles nunca me acharão agora

Ache a sua auto estima
E seja para sempre livre para sonhar"

Espero que vocês tenham gostado e sentido profundo que "Black eyes, blue tears" tem e que só Shania conseguiu expressar em uma bela canção.

8 comentário (s):

Paulo José disse...

Aêeeeeeee AAAAAAleluia! AA|AAAleluia, aleluia, aleluia, alêeeeluia.
Bem, gracinhas sem-graças à parte, golstei muito do texto érica! Parabéns! Deu pra te ruma idéia melhor da música podendo lê-la logo depois de uma reflexão sobre a mesma.

Beijão!!!

Cibele Almenara disse...

muiiiiiiiiiiiiito bom heim Erica...
td de bom
amei msm
eu já havia percebido um poco do significado da letra da músik...
mas eu não havia compreendido completamente seu significado...
concordo completamente com o q vc escreveu na sua postagem...
muiiiito show msm
vc está de parabéns pela sua nova SESSÃO
bjao t logo

JC Twain disse...

Parabéns Érica, a invenção dessa seção foi ótima e de quebra estreiando com Black Eyes, Blue Tears. Essa música é d+++, eu adoro ela, principalmente o solo de guitarra. Vlw, beijão!!

Anônimo disse...

É por isso que a Shania é tão respeitada por mim, porque ela é uma poeta. Claro que tem músicas que não faz o menor sentido(como When you kiss me), mas a maioria tem e como tem. Ela sempre foca em algum assunto, seja amor, stress, grávidez na adolescencia, machismo... Mas essa para mim foi a melhor, não sabia do significado, passeia a gostar ainda mais dessa música. Aceita meus sinceros parabêns, Érica?

Erica#Twain disse...

olá pessoal!
agradeço muito pelo retorno de vcs!
é muito bom depois de tanto tempo, finalmente voltar e ser bem recebida.
obrigada plos parabens de todos vcs, inclusive o seu dani, logico q aceito!
legal vcs terem compreendido algo mais em musica da shania depois do toq q eu dei. espero conseguir o msm efeito com as proximas musicas da shania q falarei nas proximas postagens.
mais uma vez obrigada e t+ pra vcs!

Anônimo disse...

Bom isso prova para mim que vc não é realmente a pessoa, que quiseram que eu acreditasse que vc fosse. Beijão, grande abraço Érica.

Anônimo disse...

Eu sei que aqui é um blog da Shania, mas espero que o Paulo não brigue he he,por está fugindo do assunto, mas gostaria de indicar um filme que revela essa violência contra mulheres, essa violência que a Shania disse e o que ela causa em uma mulher. É com A Sandra Bullock, e é magnifico: Cálculo Mortal

Erica#Twain disse...

ah, daniele, quer dizer q te envenenaram contra mim?
vc nao sabe o ninho de cobras q vc está, sorte minha q saí dele senao minha vida acabaria.
vc pode pensar oq quiser mas qndo ouvir falar de mim, nao va acreditando na primeira coisa q te dizem.
bjos erica

Postar um comentário

Evite o uso de linguagem não apropriada.