
Olá pessoal da CasaTwain!
Pra quem não se lembra eu sou uma dos três membros deste belo blog, Érica Twain, mas venho forçada a postar pouco por aqui devido a correria dos último tempos.
Mas hoje quero abrir uma sessão que será toda redigida por mim, falando mais profundamente sobre cada música de Shania Twain, pelo menos as mais expressivas, sendo uma música por mês[culpa da correria,rs]
Hoje a escolhida é "Black eyes, blue tears", mas por quê?
Eu nunca havia reparado até então, assim como vocês, penso eu; Só fui me dar conta do belo significado dessa música quando dei mais atenção ao que Shania falou no final dessa música no DVD live in Dallas, que por sinal é uma obra-prima no Cd mais vendido no mundo por uma mulher: COO, do fim de 1997.
O trecho "Black eyes" (olhos negros) pra mim antes tinha o significado de olhos escuros, do tipo castanhos numa espressão muito bonita. Lia a tradução e achava tudo lindo mas não encontrava uma ligação pra tudo, só fui notar depois que ela falou do que a música realmente tratava no DVD. Li a letra novamente, com mais atenção e pronto! Tudo passou a fazer completo sentido!
A música fala sobre mulheres que sofrem maus tratos de seus companheiros, basicamente. A tendência das mulheres, em sua maioria, é aguentar tudo caladas, por medo do marido ou para não destruir sua imagem de mulher casada mas Shania Twain, nesta pura poesia, mostra as mulheres que elas devem parar de sofrer e tomar uma atitude, parar de chorar, sofrer de joelhos e acabar de vez com esta injustiça que faz uma mulher, a cada 5 segundos, apanhar de seu marido ou companheiro, no Brasil.
Acompanhem trechos da música e comprovem o que digo nesta tradução:
" Black eyes, blue tears
(olhos negros, lágrimas tristes)
Olhos negros, eu não preciso deles
Lágrimas tristes, me dêem liberdade
Certamente não voltando atrás
Eu não viverei onde as coisas são assim, sem sentido
Nada mais de ir levando aos socos
Nunca mais usar e abusar
Ponte:
Eu preferia morrer em pé
Que viver sobre meus joelhos
Implorando por favor - não mais
Refrão:
Olhos negros, eu não preciso deles
Lágrimas tristes, dêem me liberdade
Olhos negros por trás de mim
Lágrimas tristes nunca mais me acharão
Definitivamente achei minha auto-estima
Finalmente-Estou livre para sempre para sonhar
Não mais chorar pelos cantos
Sem mais desculpas-sem mais machucados
Está tudo lá atrás, eles nunca me acharão agora
Ache a sua auto estima
E seja para sempre livre para sonhar"
Espero que vocês tenham gostado e sentido profundo que "Black eyes, blue tears" tem e que só Shania conseguiu expressar em uma bela canção.